Você está aqui

Empresas são atualizadas sobre procedimentos em processos de exportação e importação

Mais de 150 representantes de empresas exportadoras e importadoras do Rio Grande do Sul estiveram, na terça-feira (22), no 61º Seminário de Operações de Comércio Exterior, realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), por meio do Conselho de Comércio Exterior (Concex). Com informações repassadas por técnicos da Subsecretaria de Operações de Comércio Exterior (Suext), vinculada à Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia, os participantes foram atualizados sobre procedimentos e processos para exportação e importação. Entre eles as iniciativas implantadas pelo Governo Federal para desburocratizar e melhorar o ambiente de negócios no Comércio Exterior brasileiro, em palestra apresentada pelo subsecretário do Suext, Renato Agostinho da Silva. 

A chefe de divisão da CGIS, Thais Robert Salem; e o auditor fiscal da Receita Federal, Tiago Spengler, abordaram o Tratamento Administrativo e o Novo Processo de Exportação, explicando diferentes caminhos para a utilização do Portal Único do Siscomex, uma plataforma lançada em 2014 que reduz a burocracia, o tempo e os custos nas exportações e importações brasileiras, dando mais eficiência às demandas. “Pensamos em uma solução de janela única, é um projeto de Estado, que traz resultado para toda a sociedade e se mantém com o passar dos anos”, ressaltou Spengler.

Já o Regime de Drawback, que suspende ou elimina tributos incidentes sobre insumos importados utilizados em produto exportado, foi tema de palestra com o analista de Comércio Exterior da Coexp, Marcos José Martins Claro.

Seminário de Operações de Comércio Exterior

Crédito foto: Dudu Leal

Publicado sexta-feira, 25 de Outubro de 2019 - 14h14