Você está aqui

Foram sete meses de treinamento. Muitos alunos fizeram esta preparação em cidades diferentes das que moram. E agora, eles estão prontos para o desafio: vão competir na WorldSkills, o maior torneio de educação profissional do mundo.  A delegação brasileira, formada por 63 competidores: 56 alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e sete do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), viaja neste final de semana para a Rússia. 

Do Senai gaúcho, sete alunos vão competir: Andressa Batista de Souza (Tecnologia de Mídia Impressa), do Senai Porto Alegre; Carlos Brys (Instalações Elétricas Prediais), de Sapucaia do Sul; Cristiano Nunes e Emérson Lemes (Robótica Móvel), Santa Cruz do Sul; Ruan dos Santos (Jardinagem e Paisagismo), de Santa Maria; Leonardo Moraes (Manutenção Industrial), de Canoas; e Gabrielli Kretschmer (Logística Internacional), do Instituto Senai de Tecnologia em Calçado e Logística de Novo Hamburgo.O Senac-RS também terá dois alunos, nas ocupações Cabeleireiro e Cozinha.

Antes do embarque, eles participaram de uma imersão de três dias, com o tema “Superação de uma equipe de alta performance”. Eles receberam orientações sobre a cultura na Rússia, como lidar com a diferença do fuso horário e questões de cada uma das ocupações com os intérpretes e especialistas que os acompanharão durante a competição. Também participaram de atividades para integração da equipe. Os competidores ainda tiveram uma palestra com Paulo Storani, consultor de operações especiais e preparador dos atores policiais do filme Tropa de Elite e Tropa de Elite II. Com o tema Construindo uma tropa de elite, Storani falou sobre estar preparado para os desafios, "Ningúem deu nada para vocês. Vocês conquistaram estar aqui na equipe brasileira. Vocês deram o melhor de vocês. E vão fazer o melhor em Kazan", disse. 

A delegação brasileira, que possui jovens de 12 Estados, é uma das favoritas na disputa. O Brasil foi o grande campeão em 2015, quando o torneio ocorreu em São Paulo. Dois anos depois, o País manteve-se no pódio, em segundo lugar, na competição realizada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, em 2017. Naquela edição, o Senai gaúcho teve seis alunos representando o País em quatro ocupações. Conquistaram o ouro em Mecatrônica (Gustavo Andreola e Lucas Tochetto) e Tecnologia em Mídia Impressa (Murilo Antunes da Silva), prata em Joalheria (Andrei Chiesa) e certificado de excelência em Robótica Móvel (Theodoro Flores Cardoso e Guilherme Rabuske). 

A competição é organizada pela WorldSkills International, entidade que trabalha desde 1950 pelo desenvolvimento e pela excelência das ocupações técnicas. O objetivo é estimular a formação profissional dos jovens e apoiar a preparação de profissionais para a indústria, o comércio e o setor de serviços. O torneio também indica a qualidade da educação profissional dos países participantes. O Senai é a instituição brasileira associada à entidade internacional.

Publicado quarta-feira, 14 de Agosto de 2019 - 16h16