Escolas recebem distinção por projetos de inclusão social

Sesi-RS entrega o Prêmio Construindo a Nação

A inclusão social norteou os trabalhos vencedores do Prêmio Construindo a Nação 2008-2009, realizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), integrante do Sistema FIERGS, em parceria com o Instituto Cidadania Brasil. A iniciativa tem como objetivo estimular o desenvolvimento de projetos de cidadania com a participação de alunos da rede pública e privada. A meta é torná-los protagonistas de ações voltadas às necessidades das comunidades no entorno de suas escolas. O Prêmio é promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI/Sesi). A cerimônia de entrega da premiação será dia 27 de março, às 16h, na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul. Na mesma oportunidade será lançada a edição 2009/2010.

No Estado, o primeiro colocado na categoria Ensino Fundamental foi a Escola Estadual Vila Velha, de Palmeira das Missões, com o projeto "Libras e a Construção da Diferença". O trabalho teve como objetivo capacitar a comunidade para que possam se comunicar com os surdos e tornar o município referência na inserção social de deficientes auditivos, além de mobilizar e ensinar estudantes e moradores a linguagem de Libras.

Na mesma categoria, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Benno Breunig, de Venâncio Aires, obteve a segunda colocação com "Atitudes Positivas Promovem a Vida. Vamos Insistir nesta Idéia". E o terceiro lugar ficou com o projeto "Doação de Sangue: Sou Nota 100", da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Speroni, de Santa Rosa.

"Centro de Voluntariado Juvenil: Cinco Anos Depois. A Luta Contra o Câncer Infantil é Nossa", do Colégio Maria Imaculada, de Porto Alegre, foi o vencedor na categoria Ensino Médio. O projeto mobilizou 150 alunos voluntários e 29 grupos de trabalho em entidades filantrópicas. As ações realizadas em parcerias com diversas instituições despertaram nos estudantes respeito às diferenças, auto-estima, cooperação e responsabilidade.

Na categoria Educação de Jovens e Adultos (EJA), o Pipa − Projeto de Iniciação Profissional para Aprendizes da Escola Municipal de Educação Especial Rodolfo Schlieper e Apae, de Canela, conquistou o primeiro lugar. Devido à dificuldade dos alunos em se posicionar no mercado de trabalho, a comunidade escolar elaborou o projeto, que começou com a capacitação de estudantes entre 15 e 27 anos. Disponibilizaram, por meio de parceiras, os cursos de garçom, auxiliar em loja, lavagem de carro, auxiliar de serviços gerais e atendente em supermercado.

INSCRIÇÕES

Todas escolas públicas e privadas do Ensino Médio, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos podem participar do concurso. Na edição deste ano, 60 projetos foram inscritos no Rio Grande do Sul. As inscrições para a edição 2009/2010 poderão ser feitas até 14 de agosto pelo site www.institutocidadania.org.br ou pelo e-mail construindoanacao@institutocidadania.org.br.

Publicado quinta-feira, 19 de Março de 2009 - 0h00