Você está aqui

Estado vai sediar primeira rede de Bancos de Alimentos do país

Lançamento será terça-feira (16), no Dia Mundial da Alimentação, na FIERGS

O Dia Mundial da Alimentação, na próxima terça-feira (16), será marcado no Estado pelo lançamento da Federação dos Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul − a primeira rede do gênero no país. A iniciativa acontecerá durante o II Encontro de Banco de Alimentos, no Centro de Exposições da FIERGS, das 9h às 17h30min, que terá como tema "A Segurança e a Soberania Alimentar".

O evento é uma realização do Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul, criado há sete anos pela FIERGS, e tem como objetivo qualificar as práticas sociais de combate à fome e à desnutrição. A metodologia garante a segurança e a logística na doação de produtos alimentícios e reduz as sobras e perdas que possam ser aproveitadas pelas populações carentes. Neste sentido, o encontro pretende construir uma sólida estrutura de colaboração e parcerias, fortalecendo a articulação com a Rede Social, formada por entidades, sindicatos e universidades.

Atualmente já funcionam Bancos de Alimentos em Porto Alegre (o primeiro), Caxias, Pelotas e Guaíba. Outros três (Canoas, Viamão e Rio Grande) estão aprovados e iniciando suas atividades. Em Santa Cruz do Sul faltam apenas detalhes técnicos para a unidade entrar em operação. Todos os Bancos em funcionamento são responsáveis pela distribuição de 200 toneladas de alimentos por mês.

O Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul é uma organização de direito privado, sem fins lucrativos e de interesse público, que atua no combate à fome e à miséria. Foi criado em Porto Alegre há sete anos pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) e hoje atende mais de 250 instituições sociais da Capital, repassando alimentos periodicamente.

PROGRAMAÇÃO

9h

Conferência Magna: Soberania Alimentar e Combate à Fome

- Palestrante: Henrique Carneiro, doutor em História Social da USP, autor de livros sobre história da alimentação, das bebidas, das drogas e das guerras.

10h45min

Mesa redonda:

- Doenças Decorrentes da Globalização e Alimentos Protetores, com Adriana Lockmann, nutricionista do Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul,

- Transição Nutricional e Doenças Crônico Não Transmissível, com a nutricionista Denise Zaffari, especialista em Nutrição Clínica,

- Papel dos Alimentos Funcionais na Prevenção e Tratamento de Doenças, com a nutricionista Denize Ziegler, doutora em Bioquímica.

12h

Palestra: Importância de Produtos Lácteos na Alimentação

- Andréa Troller Pinto, doutora em Tecnologia de Alimentos e pesquisadora na área da qualidade de alimentos de origem animal.

- Maria de Lourdes Feijó Giongo, assistente social e coordenadora do Centro de Referência e Extensões Universitárias da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais.

14h30min

Abertura Oficial do evento: Presidente da FIERGS, Paulo Tigre.

15h

Painel: Panorama geral dos Bancos de Alimentos no Estado

Presidente do Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul, Paulo René Bernhard

16h

Oficinas de Trabalho: Passo a passo para criação de Bancos e Núcleos de alimentos

17h30min

Cerimônia de assinatura de criação da Federação de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul.

Publicado segunda-feira, 15 de Outubro de 2007 - 0h00