Você está aqui

EUA devem instalar escritório de representação no RS

A capital gaúcha deve ter a partir de 2008 um escritório de representação do governo norte-americano. O anúncio foi feito pelo cônsul-geral dos EUA, Thomas White, que esteve em Porto Alegre nesta quinta-feira (dia 27) e se reuniu com o presidente da FIERGS, Paulo Tigre, na sede da entidade.

A pauta do encontro teve como destaque o perfil econômico do Rio Grande do Sul e a relação comercial do setor fabril gaúcho com os Estados Unidos. "Temos o segundo maior número de empresas exportadoras do Brasil, com alto índice de empregabilidade", comentou Tigre, que ouviu de White a intenção da maior economia do mundo de se aproximar comercialmente do Estado. "Pretendemos que ainda em 2008 um diplomata esteja instalado aqui em Porto Alegre para tratar de interesses tanto dos norte-americanos em relação ao Brasil como dos brasileiros ao nosso país", disse.

Os Estados Unidos são o primeiro destino das exportações gaúchas, respondendo por 12,5% da pauta. De janeiro a agosto deste ano, foram embarcados US$ 1,2 bilhão de produtos. Já em relação as importações do RS, os americanos estão em quinto lugar, com 6,18% de participação nas compras, que totalizaram US$ 6,1 bilhões nos sete primeiros meses de 2007.

Publicado quinta-feira, 27 de Setembro de 2007 - 0h00