Já o Head de UX Franz Figueroa ressaltou que a transformação deve ser encarada como uma constante. Ou seja: os profissionais da educação precisam estar preparados para o desconforto de aprender, reaprender e desaprender todos os dias a utilizar as ferramentas e adaptar o sistema de ensino de acordo com as necessidades e o ecossistema tecnológico dos alunos hoje. “Se queremos proporcionar uma educação inovadora, temos que estar dispostos a correr o risco de errar. De fazer de novo aquilo que não deu certo. Ter o mindset de que o erro faz parte do processo”, disse.
Dillenburg, por sua vez, considera que não é responsabilidade apenas dos educadores, das instituições e do governo “entregar” os profissionais prontos para o mercado. Para ele, a indústria e as empresas privadas também devem contribuir para o desenvolvimento dos jovens. “Se, antes, a visão de trabalho era crescer profissionalmente por meio do esforço e da competência, hoje, as novas gerações alcançam recompensas maiores e reconhecimentos a partir das soft skills, da ambidestria, da capacidade de lidar com a dose certa de capacitação técnica e de habilidades emocionais”, explicou.
Após o debate, o público participou de uma experiência interativa no FabLearn do Instituto de Formação de Professores do Sesi-RS, espaço que está vinculado à metodologia “mão na massa” adotada nas escolas de Ensino Médio do Sesi, que proporciona a aprendizagem por meio da prática com a integração dos conhecimentos científicos, a música e movimento e a gameficação.
DEBATES CITEC
A iniciativa parte da visão de que não há inovação possível sem o olhar atento para as pessoas. Por isso, a FIERGS, por meio do Citec, busca promover debates estratégicos e fomentar ações e parcerias com o objetivo de reimaginar um sistema educacional amplo, inclusivo e focado em uma pedagogia tecnológica, que coloque os alunos no centro da aprendizagem e envolva na discussão as instituições, empresas e profissionais da educação. Dessa forma, a FIERGS pretende ampliar o interesse e a conexão com os futuros trabalhadores em um cenário pós-pandêmico, aumentando também o engajamento e a requalificação dos professores atuais.
O próximo bate-papo do 1º Ciclo de Debates Citec ocorrerá durante o Sesi Com@Ciência, entre 10 e 11 de outubro.
Crédito foto: Dudu Leal