Evento debate caminhos da indústria

A última edição do Impulsionando a Indústria Gaúcha - Descubra como competir nos novos tempos foi realizado na última quinta-feira (27), apresentando caminhos para as empresas seguirem competitivas. Realizado pela FIERGS por meio dos Conselhos de Pequena e Média Indústria (Copemi), Conselho Técnico de Assuntos Tributários, Legais e Cíveis (Contec), Conselho de Inovação e Tecnologia (Citec) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS), o evento contou com um bate-papo entre lideranças industriais como o diretor presidente da Stara, Átila Stapelbroeck Trennepohl, o CEO do grupo Herval, José Angelo Seger e o CEO e presidente das Empresas Randon, Daniel Randon, que mostraram suas experiências. A mediação foi do diretor da FIERGS Alexandre Bittencourt de Carli.

O diretor presidente da Stara, Átila Stapelbroeck Trennepohl, contou a história da empresa e as mudanças estabelecidas de 2006 para cá. Conforme ele, a partir do método NPS (Net Promose Score) de satisfação do cliente, em 2015, a empresa teve uma grande evolução. “Com disse Sam Walton, dono da Walmart, existe apenas um chefe, o cliente. Ele pode demitir todo mundo, inclusive o presidente, simplesmente gastando o dinheiro em outro lugar.  E é isso que buscamos: a satisfação e a fidelidade do nosso cliente”, explicou Trennepohl. Com 66,94% de satisfação em 2020, mantendo-se na Zona de Qualidade, a empresa busca atender com excelência, compartilhando esses valores também com as concessionárias e fornecedores.

A pandemia trouxe ensinamentos, alternativas e soluções para o grupo Herval. Segundo o CEO da empresa, José Agnelo Seger, a principal foi o e-commerce. “O fechamento das lojas físicas, em março do ano passado, reduziu nosso faturamento para 10% de um mês normal”, contou. “Por coincidência, estávamos fazendo uma mudança de plataforma, que foi acelerada, e conquistamos patamares muito significativos. Hoje o faturamento é de 60% via e-commerce”, explicou. Seger destacou ainda que a indústria de móveis do grupo também teve muitos ganhos com o e-commerce. “Hoje com a plataforma de venda direta com o cliente, temos um retorno muito mais assertivo”, lembrou. “A indústria não pode ficar de fora desta tendência. Esta forma de comercialização vai crescer ainda mais”, concluiu.

O CEO das Empresas Randon, Daniel Randon, falou dos investimentos feitos em tecnologia em busca de cada vez mais competitividade. “Em momentos de crise, a Randon reviu conceitos e cresceu com isso”, afirmou ele, destacando uma mudança de metalidade, desenvolvimento de produtos mais leves e sustentáveis e o foco no cliente. “Isto vale para qualquer empresa”, lembrou. Ele contou ainda que outras questões também foram revistas com menos lideranças junto com delegar mais funções. “Nossos 13 mil colaboradores são 13 mil protagonistas”, destacou. “A empresa tem que estar continuamente inovando, sem medo de errar. É o que faz a empresa crescer e sobreviver”, disse.

Assista o último Impulsionando a Indústria na íntegra:

Publicado sexta-feira, 28 de Maio de 2021 - 12h12