Você está aqui

Evento sobre metrologia traz especialistas à FIERGS

Na próxima terça-feira, dia 12 de maio, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com apoio do Departamento Regional da instituição (Senai- RS), promove o III Encontro Nacional de Metrologia para Inovação e Competitividade da Indústria, a partir das 9h, na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. O evento tem como objetivo promover atualização técnica e tecnológica, intercâmbio entre instituições atuantes na área, além de sensibilizar os participantes quanto a importância da metrologia para o desenvolvimento do País. Destinado a empresários e dirigentes da indústria, especialistas, laboratoristas e professores e estudantes de nível médio e universitário, o encontro será aberto com palestra do presidente do Inmetro, João Alziro Herz da Jornada, sobre "Metrologia e desenvolvimento industrial".

"Senai e a metrologia − Atuação e desafios", será o tema do diretor de Educação e Tecnologia do Senai RS, Paulo Presser, e "A importância da metrologia para a inovação tecnológica na indústria automobilística", do representante da General Motors (GM), Júlio César Affeldt. Márcio Rebouças, da Braskem S/A, vai falar sobre "Aplicação da metrologia na indústria petroquímica e sua importância como diferencial competitivo", e Achiles Sei Filho, da Petrobras, discute a "Metrologia no setor naval". O evento ainda abordará a "Nanometrologia, novos desafios para a medição", por Guenter Wilkening (PTB Alemanha), "Acreditação de produtores de materiais de referência", pela representante do Inmetro, Suzana Sabóia de Moura, e "Ensaios de proficiência − Garantia da confiabilidade metrológica", por Carla Carraro, da Sadia.

A Rede Senai de Metrologia, a maior rede privada de laboratórios do País, conta com mais de 180 laboratórios presentes em todo o Brasil, atuando em mais de 15 áreas industriais.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.senairs.org.br.

Publicado Terça-feira, 5 de Maio de 2009 - 0h00