Exportações gaúchas para EUA através do SGP estão acima da média nacional

FIERGS trabalha para renovação dos benefícios

Um estudo dos 50 principais produtos exportados pelo Rio Grande do Sul aos Estados Unidos revela que 22% deles foram beneficiados pelo Sistema Geral de Preferências (SGP) em 2007, contra 14% da média nacional. A análise foi realizada pelo Conselho de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Concex) da FIERGS.

No ano passado, o Estado vendeu para os Estados Unidos US$ 1,77 bilhão. Deste total, US$ 1,47 bilhão está representado pelos 50 principais produtos da pauta gaúcha das exportações e US$ 383,69 milhões são beneficiados pelo SGP, em 14 setores da indústria. Juntos, somam US$ 8,75 milhões em impostos isentos pelos americanos.

Com data prevista para expirar em 31 de dezembro deste ano, o SGP concede ao comprador dos Estados Unidos a isenção do pagamento do imposto de importação, permitindo ao exportador brasileiro aumentar a sua competitividade. A FIERGS está trabalhando para a renovação e inclusão de novos produtos, bem como participando da mobilização nacional para a continuidade do benefício.

"Se não houver renovação, estimamos uma perda de competitividade de aproximadamente US$ 9 milhões em impostos não pagos pelos importadores americanos dos cerca US$ 400 milhões exportados pelo Rio Grande do Sul via este Sistema Preferencial. O SGP contempla diversos setores como autopeças, couro, químicos, armas, artefatos de cutelaria, entre outros e isenta o pagamento de impostos que variam de 1,6% a 10,5%", alerta o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Paulo Tigre.

Em 2006, a FIERGS e outras entidades da indústria brasileira participaram das negociações no Congresso norte-americano, onde havia a ameaça de extinção do SGP. Na ocasião, um técnico do Conselho de Relações Internacionais e Comércio Exterior da entidade viajou aos Estados Unidos e durante dois dias participou de 17 audiências com parlamentares. Três meses depois o Congresso aprovou o projeto que prorrogou o SGP até o final de 2008.

Atualmente, a FIERGS está organizando seminários e reuniões junto aos setores e às empresas com o objetivo de uma maior conscientização sobre a importância do SGP para as vendas externas do Estado, além de apresentar o funcionamento do programa americano.

Principais destinos das exportações gaúchas em 2007

Estados Unidos - US$ 1.7 bilhão (12% de participação da pauta gaúcha)

Argentina - US$ 1,1 bilhão (10%)

China - US$ 761 milhões (10%)