Federação e Centro das Indústrias do RS trabalham para viabilizar a Rodovia da Serra

Preocupadas em buscar soluções ao entrave rodoviário da BR-116, lideranças empresariais da região da Serra Gaúcha, com o apoio da Federação e do Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS/CIERGS), estão realizando um movimento pela construção do prolongamento da BR-448 (Rodovia do Parque) na saída do município de Esteio, até a cidade de Portão. O objetivo deste trajeto, denominado "Rodovia da Serra", é tornar-se solução definitiva para os problemas atuais do esgotamento da BR-116, e particularmente resolver o impasse hoje existente na ligação de Novo Hamburgo à BR 290 (Freeway), que vem comprometendo o escoamento do tráfego para a Região Sul, Fronteira e Litoral do Estado.

Na tarde desta sexta-feira, o presidente da FIERGS, Heitor José Müller − acompanhado do vice-presidente do CIERGS Ademar De Gasperi e do empresário Jaime José Farina −, entregou ao presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, um documento que solicita apoio no sentido de encaminhar esse projeto para inclusão no Orçamento Geral da União para 2012. A demanda tem o suporte da Câmara de Indústria e Comércio de Caxias do Sul, da Associação das Entidades Representativas da Classe Empresarial da Serra Gaúcha, e da Federação e Centro das Indústrias do RS.

Com 1,2 milhão de habitantes, a Serra Gaúcha se constitui em um dos polos econômicos mais importantes do Rio Grande do Sul. "Em nome das entidades citadas, formalizamos o pedido de suas gestões na viabilização deste pleito de alto cunho social e econômico. Estamos convictos de que a realização da obra será fator de competitividade importante para o Estado", analisa Heitor José Müller no documento.

Na oportunidade, o presidente Marco Maia, que estava acompanhado do secretário de Infraestrutura e Logística Beto Albuquerque e do presidente da Assembleia Legislativa Adão Villaverde, reconheceu a importância do pedido e prometeu o encaminhamento e esforço em garantir verbas para sua viabilização.

Publicado sexta-feira, 4 de Novembro de 2011 - 0h00