Federações das Indústrias do Sul defendem a regulamentação da terceirização

O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Heitor José Müller, defendeu nesta quarta-feira (25), a votação, na Câmara dos Deputados, do projeto de lei 4330/2004, que regulamenta a terceirização. A defesa foi feita em encontro do Fórum Industrial-Parlamentar Sul, realizado na Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, que reuniu também os presidentes da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Glauco José Côrte, e do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo, além de deputados e senadores das bancadas dos três Estados. O PL 4330/2004, apoiado pela CNI, está na lista dos projetos a serem incluídos na pauta do plenário da Câmara.

Müller assinalou que a aprovação do PL 4330/2004 eliminará a grande incerteza jurídica causada pela falta de regulamentação do trabalho terceirizado, essencial para vários setores da indústria, especialmente à construção civil. "Comemoramos há pouco a Revolução Farroupilha e no século XXI precisamos da revolução da competitividade. Sem a terceirização regulamentada, torna-se impossível para setores como a construção civil e calçados operar com eficiência", destacou o presidente da FIERGS.

O Fórum Industrial-Parlamentar Sul ainda debateu a recriação da Sudesul, uma política industrial para o carvão mineral, o aumento da oferta de gás natural e o programa Sul Competitivo, que lista as obras de infraestrutura necessárias para melhorar a logística na região. "Temos de alinhar as posições da Região Sul. Devemos estar unidos em torno destas questões, cuja solução passa obrigatoriamente pela união de empresários e parlamentares", conclamou o presidente da Fiesc.

O deputado federal Alceu Moreira, coordenador da bancada gaúcha, sugeriu a criação de uma frente parlamentar da indústria do Sul como necessária na defesa da aprovação de projetos que beneficiem a região. O encontro também contou com a participação do secretário do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, do secretário do Ministério das Cidades, Leodegar Tiscoski, e do secretário do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Álvaro Prata.

Publicado quarta-feira, 25 de Setembro de 2013 - 0h00