Você está aqui

O Sistema FIERGS lança, nesta quinta-feira (31), uma campanha institucional para valorizar a força do setor industrial do estado. A iniciativa busca estimular um novo olhar sobre a indústria a partir de uma série de ações multimídia que destacam sua diversidade e importância para o desenvolvimento gaúcho.  

Assista ao vídeo da campanha​.

O mote que guia a ação é “Indústria RS. Feita por muitos. Forte por todos”. O presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier, destaca que a campanha reforça o compromisso da entidade com o desenvolvimento do estado. “Queremos mostrar a força da nossa indústria por meio das pessoas que a constroem todos os dias. O nosso setor é um pilar para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul e está em constante transformação, sempre buscando inovação e mais competitividade”, aponta Bier. 

Segundo o diretor de Comunicação do Sistema FIERGS, Nilson Vargas, a campanha busca promover uma nova percepção sobre a indústria gaúcha. “Essa ação estimula um novo olhar sobre o setor como um ecossistema vivo, diverso e essencial para o desenvolvimento do estado. A indústria é feita por pessoas reais, que com seu trabalho transformam o Rio Grande do Sul”, salienta o diretor.    

Na concepção do projeto, se buscou construir uma conversa que inspire o jovem, valorize o empresário, aproxime o poder público e mostre que a indústria faz parte da vida, do trabalho e do futuro de todos nós.​ Além dos anúncios veiculados a partir desta quinta-feira, a ação conta com um site (www.feitapormuitos.com.br) que complementa a estratégia e aprofunda a relevância da indústria gaúcha.  

As peças publicitárias valorizam o ecossistema da indústria, com destaque para o empresário, que será o personagem no lançamento da campanha.​ A escolhida para representar as 52 mil indústrias gaúchas, que geram 855 mil empregos, é Carolina Chiao, CEO da metalúrgica Fimac, que narra em primeira pessoa como sua trajetória reflete a diversidade do setor industrial gaúcho. De Gravataí para o mundo, Carolina transformou uma pequena empresa em um polo de inovação. 

Filha de imigrantes chineses que chegaram ao Brasil em 1981, Carolina decidiu em 2010, após o falecimento do irmão, estar à frente da empresa. Nos primeiros anos como gestora, o faturamento era baixo, os custos eram altos e as entregas atrasavam. Em seu segundo ano à frente da Fimac, conseguiu zerar os atrasos nas entregas das empresas e, progressivamente, estabelecer uma cultura de excelência. Aos 41 anos, Carolina é um exemplo de liderança empresarial. 

A CAMPANHA 

A concepção do projeto foi realizada pela Diretoria de Comunicação do Sistema FIERGS, que também criou as peças gráficas. O desenvolvimento do anúncio de TV ficou sob responsabilidade da produtora gaúcha de filmes publicitários Mythago. Com direção de cena de Guido Antonini e direção de arte de Bernardo Zortea, os filmes trazem um cenário que é um híbrido entre o real e o simbólico. Um grande estúdio com luzes à mostra, cabos no chão e tripés no fundo.  

“Com liberdade para desenvolver e criar em cima da ideia inicial apresentada pela FIERGS, ajustamos algumas coisas, evoluímos outras e saímos de um ‘estúdio com cara de making of’ para um cenário moderno, com iluminações pontuais e aparentes e imagens que foram captadas na própria fábrica da Fimac”, descreve Antonini.  

Diretor de Comunicação: Nilson Vargas 
Gerente de Marketing e Publicidade: Rubens de Oliveira D’Agostini 
Gerente de Comunicação Institucional: Ana Krahe 
Coordenação de Gestão de Marca e Marketing de Negócios: Cinara Malta Kovaski 
Planejamento estratégico publicitário: Franciele Silva da Silva e Lucyanna Adrião Coelho 
Criação publicitária – redação: Vanessa Roeder, Letícia Bratkowski Coutinho e Fagner Deport Ferreira do Nascimento 
Criação publicitária – direção de arte: Filipe Santanna de Souza, Marlon Roth 
Wagner da Rosa de Souza, Felipe Aggens Klever, Nicolas Mielzarski Couto e Diogo Gonçalves Souza. 
Planejamento de mídia: Emanuela Silva Jardim e Luciane Correia Jardim 
Gestão de site/landing page: Thiago Ferrao Miranda Amaral 
Núcleo de redes sociais e conteúdo: Rafael de Jesus, Melissa Konzen, Rafael Rosa e Caroline Krumberg Eberhardt 
Núcleo de audiovisual, motion e vídeo design: Erick Giacobbo Fantinel 
Experiência da marca Cross OPS: Lucas Alves Quoos e Thais Mancio Machado 
Comunicação interna: Rosângela Monteiro e Railson Lima 
Assessoria de imprensa: Leandro Brixius e Arthur Amandio 

Direção: Guido Antonini @guidoantonini 
Assistência de Direção: Fernando Jung @fefa.jung 
Coordenação e Direção de Produção: Marcia Belloc @marciabelloc 
Assistência de Produção: Rafael Kroth @krothrafa 
Direção de Foto: Pedro Rocha @luministta 
1ª Assistência de Foto: Gustavo Rodrigues @gus.rodrigues_   
2ª Assistência de Foto: Marx Franzen @marxfranzen 
Direção de Arte: Bernardo Zortea @berzor 
Produção de Objetos: Claudia Pires 
Produção de Figurino: Daiane Senger @daisenger_figurino 
Som Direto: Nina @mayersnina 
Make: Val Oliveira @valmake 
Making Off: Felipe Axelrud @felpselrud 
Produção de Set / Contrarregragem: Giovanni Moraes @moraesg3 
Eletricista: Jeff dos Santos @jeffaph, Ismael @isma.mov, Rodrigo Espindola e Piolho 
Maquinista: Breno @brenorizzon e Christian @christianspanamberg 
Diretor de Pós-produção: Lucas Miralha @miralha 
Montagem: Paulo Dornelles @paulodorneles 
Finalização: Guilherme Rossalmuxfeldt e Paulo Dornelles @paulodorneles 
Atendimento: Mirela @mirelaseverino 
Comunicação: Miltinho @miltinhotalaveira 
Produtora de Áudio: @radioativaprodutora 

Publicado quinta-feira, 31 de Julho de 2025 - 9h09