Você está aqui

FIERGS alerta para falta de investimentos em abastecimento de água e saneamento

O andamento da PEC da Água foi um dos assuntos tratados pelo presidente da FIERGS, Heitor José Müller, durante encontro com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gilmar Sossella, nesta quarta-feira.

A PEC determina que os serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto devem ser prestados somente por empresas públicas ou companhias de economia mista de controle estatal. No entanto, um levantamento realizado recentemente mostra que, caso a Corsan mantenha o volume dos investimentos realizados nos últimos dez anos, algumas cidades gaúchas levarão até um século para resolver os problemas de saneamento e abastecimento de água existentes. "Hoje, apenas 15% do esgoto coletado no Rio Grande do Sul é tratado, é preciso reverter esse quadro", afirmou Müller.

Outros assuntos abordados foram a dívida pública do Estado e a matriz energética gaúcha. O presidente da FIERGS também colocou à disposição estudos realizados pela entidade, como o Sul Competitivo, referente aos gargalos logísticos da região Sul do Brasil, além de levantamentos com dados técnicos sobre a geração de energia no Rio Grande do Sul, que chega a importar mais de 70% do total consumido do Estado, enquanto detém quase 90% das reservas do carvão mineral do País. Na Alemanha, 50% da energia gerada tem origem nessa matéria-prima, e na África do Sul, chega a 93%.

Publicado quarta-feira, 26 de Fevereiro de 2014 - 0h00