FIERGS e Bancada Federal Gaúcha discutem alternativas para elevar o desempenho da indústria

Encontro ocorreu nesta segunda-feira na sede da entidade

Parlamentares da Bancada Federal Gaúcha estiveram na FIERGS nesta segunda-feira (6) para uma reunião de trabalho com dirigentes da entidade. O objetivo foi discutir alternativas à perda de competitividade do setor fabril do Rio Grande do Sul, que entre novembro de 2008 e abril de 2009 diminuiu seu faturamento em 15%, encerrou 24 mil postos de trabalho, reduziu 9,2% o número de horas trabalhadas, subtraindo cerca de R$ 376 milhões de circulação na economia riograndense.

Durante o encontro, foram apresentados dados e estatísticas que deixam o Estado na quinta colocação entre os mais onerosos para a indústria produzir, como por exemplo o custo da energia elétrica, matéria-prima e combustível. Apenas em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Piauí, a produção é mais cara. "Agora, estamos diante de mais riscos, como a proposta de diminuição da jornada de trabalho de 44 horas semanais para 40 horas, engessamento para demissões, entre outros temas", enfatizou o presidente da FIERGS, Paulo Tigre.

O coordenador da Bancada Federal Gaúcha, Vieira da Cunha, elogiou a atitude e a continuidade do diálogo entre os parlamentares do Estado e a FIERGS. "Precisamos reverter esta situação de perda de competitividade e, para isto, precisamos conhecer a realidade do setor industrial", ressaltou o parlamentar. Além docoordenador da bancada também estiveram presentes Germano Bonow, Luiz Carlos Busato, Luiz Carlos Heinze, Manuela D'Avila, Fernando Marroni, Nelson Proença, Afonso Hamm, Onyx Lorenzoni e Renato Molling.

Publicado segunda-feira, 6 de Julho de 2009 - 0h00