FIERGS e Eletrobrás são parceiras contra o desperdício de energia

Convênio prevê a participação de pelo menos 100 indústrias no Estado

Para desenvolver uma parceria voltada à redução do desperdício de energia elétrica, a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) e as Centrais Elétricas Brasileiras S.A. (Eletrobrás) assinam, na próxima terça-feira (18), em Porto Alegre, um convênio por três anos na área de força motriz.

A assinatura será realizada pelo presidente da FIERGS, Paulo Tigre; e o diretor de Tecnologia da Eletrobrás, Ubirajara Rocha Meira. O convênio busca a participação gaúcha no Procel Indústria, cujo objetivo é minimizar perdas nos sistemas motrizes, constituídos de acionamentos, acoplamentos, bombas, compressores, ventiladores e exaustores. Além disso, prevê a realização de dois grandes trabalhos. O primeiro deles é o treinamento de 21 multiplicadores e 200 agentes. Os multiplicadores serão selecionados entre professores de universidades, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e engenheiros. Eles receberão, de técnicos da Eletrobrás e da FIERGS, em 176 horas-aula, habilitação na área de eficiência energética.

Em uma fase posterior, estes ficarão responsáveis por ministrar cursos, em 40 horas-aula, a colaboradores (os agentes) de indústrias gaúchas, estimulando-as a adotar medidas concretas para a redução e a eliminação das perdas elétricas detectadas no processo de produção. Pelo menos 100 indústrias deverão aderir ao convênio. Ao final do curso, os agentes elaborarão um diagnóstico para cada empresa para sua posterior implementação.

O segundo grande trabalho previsto pelo acordo é a seleção dos quatro melhores cases das empresas gaúchas, entre aquelas que demonstrarem maior potencial de economia, para integrarem o material de divulgação do Procel Indústria, a ser elaborado pela Eletrobrás.

No dia seguinte ao da assinatura do convênio, Ubirajara Rocha Meira participará de uma reunião na Faculdade Senai de Tecnologia, em Porto Alegre. Além disso, visitará as dependências da instituição, que oferece cursos de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações e em Automação Industrial.

Publicado quarta-feira, 12 de Novembro de 2008 - 0h00