FIERGS inaugura Banco de Alimentos em Canoas

A comunidade de Canoas já pode contar com um importante instrumento de combate à fome e à desnutrição. A Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) inaugurou nesta quarta-feira (dia 28), a sede do Banco de Alimentos no município, na rua Florianópolis, número 225. O presidente da FIERGS, Paulo Tigre, destacou a importância da iniciativa. "Essas instituições distribuem às entidades sociais os excedentes alimentares, saudáveis e nutritivos, de diferentes segmentos da atividade empresarial. A viabilização desse trabalho precisa do apoio de todos, como está acontecendo em Canoas", disse o industrial durante a cerimônia de inauguração, que contou com a participação do coordenador do Conselho de Cidadania da entidade, Jorge Luiz Buneder. A nova unidade, que é a oitava no Estado, deverá atender 222 instituições, como creches e asilos.

O Banco de Alimentos de Canoas conta também com a parceria do Centro Universitário La Salle (Unilasalle). Por meio do curso de Nutrição, serão desenvolvidas ações para manter a qualidade das doações. "Não basta apenas distribuir os alimentos, é preciso se preocupar com o preparo e verificar nas comunidades beneficiadas, através do acompanhamento nutricional, se os produtos estão sendo consumidos adequadamente", reforça a nutricionista e presidente do Banco de Alimentos em Canoas, Stela Maris Herrmann. Já o vice-prefeito da cidade, Jurandir Maciel, ressaltou a disposição do município em ajudar. "Estamos preparados para isto, a comunidade está com vontade de ajudar, inclusive com cotas pessoais, e não apenas empresariais". A unidade canoense tem o apoio da Prefeitura e da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) do município.

Criado em 2000, por meio do Conselho de Cidadania da FIERGS e com apoio de instituições representativas, o Banco já arrecadou mais de sete milhões de toneladas de alimentos visando combater a desnutrição e promovendo a inclusão social, dignidade, cidadania, diminuição da evasão escolar e da violência.

Mais informações sobre o trabalho ou doações, pelo e-mail: canoas@bancodealimentos.org.br, ou no telefone (51) 3059-1559.

Publicado quarta-feira, 28 de Novembro de 2007 - 0h00