FIERGS leva sugestões ao Plano Plurianual

A Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) apresentou na tarde desta segunda-feira (17), na Assembleia Legislativa, os Projetos de Infraestrutura Estratégicos para a Indústria do RS. As obras são referentes à Proposta de Lei Orçamentária/2012-Plano Plurianual (PPA) e foram discutidas pelo coordenador do Conselho de Infraestrutura (Coinfra) da FIERGS, Ricardo Portella Nunes, com o presidente da Casa, Adão Villaverde; o senador Walter Pinheiro, relator do Plano Plurianual Mais Brasil; o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, e deputados das Bancadas Federal e Estadual.

"Os pleitos são vários, enormes. Na realidade, temos de ter em conta que o desenvolvimento do Rio Grande do Sul passa necessariamente pelo aumento, e muito, do investimento em infraestrutura, na qual o Estado é muito carente", disse Portela, citando como exemplo de atraso a questão da duplicação de rodovias, entre elas a BR-116 (Porto Alegre-Pelotas) e a BR-290 (Porto Alegre-Pantano Grande).

O coordenador do Coinfra lembrou também que há projetos em outros modais que merecem atenção especial do governo federal. No caso do aeroviário, destacou o aumento da pista do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, como uma das prioridades. No modal aquaviário, apontou a ampliação do cais do Porto de Rio Grande como prioridade, e no ferroviário, a Ferrovia Norte-Sul, interligando a cidade de Rio Grande com o restante do País. Portella Nunes acompanhou no Plenário da Assembleia Legislativa a audiência pública que debateu o orçamento federal do próximo ano e o Plano Plurianual 2012-2015 da União.

Publicado Terça-feira, 18 de Outubro de 2011 - 0h00