FIERGS manifesta apoio ao fim do salário mínimo regional

Entidade enviou correspondência à governadora Yeda Crusius

A Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), através do Conselho de Relações do Trabalho e Previdência Social (Contrab), encaminhou correspondência à governadora Yeda Crusius manifestando apoio irrestrito e incondicional à sua proposta do Salário Mínimo Regional, anunciada após a votação e aprovação do recente reajuste pela Assembléia Legislativa. "Entendemos que tal extinção é, sem dúvida, uma iniciativa voltada ao desenvolvimento do Estado", diz o documento assinado pelo presidente da FIERGS, Paulo Tigre, e pelo coordenador do Contrab, Ayrton Giovannini.

O documento da FIERGS destaca que a base salarial do trabalhador brasileiro deve ser definida pelo Salário Mínimo Nacional e "os proventos das diversas categorias econômicas devem ser discutidos nos foros legitimamente reconhecidos, ou seja, nas negociações coletivas realizadas entre sindicatos patronais e de trabalhadores, pois aí são debatidas com profundidade e conhecimento as dificuldades ou vantagens setoriais passadas, presentes e futuras, tanto aos empregadores quanto aos empregados".

A FIERGS, juntamente com outras entidades, entregou no final de maio um documento aos deputados estaduais com detalhes do impacto negativo do reajuste do salário mínimo regional na economia gaúcha. O texto da entidade destaca que os valores superiores à atual capacidade de pagamento das empresas acabarão por incrementar, de modo significativo, as taxas de desemprego no Estado, além de aumentar a informalidade.

"A FIERGS é contrária à instituição do Salário Mínimo Regional. Este ponto de vista é sustentado pelos aspectos estruturais da economia, que não permitem um ambiente competitivo e saudável para as empresas. O primeiro impacto direto da manutenção da prática do salário regional é a diminuição da competitividade dos empreendimentos gaúchos em relação àqueles localizados em outros Estados do Brasil", diz o documento.

Publicado quinta-feira, 21 de Junho de 2007 - 0h00