FIERGS recebe feira inédita de energias renováveis

A participação na CeBIT 2013, a maior encontro na área de tecnologia da informação e comunicação do mundo, que termina neste sábado (9), em Hannover, na Alemanha, rendeu ao Rio Grande do Sul mais uma importante conquista. O Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre, receberá, entre 27 e 29 de novembro, a Renex South América, Feira Internacional de Energias Renováveis. Será a segunda edição fora da Alemanha. A negociação, que começou no ano passado, foi concluída entre o presidente da FIERGS, Heitor José Müller, e o conselheiro da Deutsche Messe AG, empresa responsável pela Renex, Andreas Gruchow, nesta terça-feira. "A parceria da FIERGS com a Deutsch Messe vem desde 2006, quando o Rio Grande do Sul venceu o assédio de outros Estados brasileiros para conquistar a BITS (Business IT South America, em maio). Agora, a parceria se consolida", destaca Müller.

O evento abrange áreas de grande interesse e em crescimento atualmente no mundo, como energia eólica, sistemas solares térmicos e fotovoltaicos. O presidente da FIERGS destaca o enorme potencial para uma maior utilização da energia renovável na América do Sul. Na feira também serão discutidas e apresentadas soluções de tratamento e de utilização de biomassa, biogás e biocombustíveis. "Oferecemos à indústria internacional uma plataforma para apresentar as últimas tecnologias e soluções", revela Gruchow. "Com a Renex, expandimos nosso engajamento em feiras na América do Sul".

A Renex ocorre anualmente na Alemanha, dentro da Feira de Hannover, e na Turquia. O governo federal planeja, até 2020, expandir a energia renovável no Brasil com investimentos estimados em US$ 63 bilhões. Além da FIERGS, os parceiros para a sua realização são a Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), a Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) e a Associação Federativa Alemã de Energia Eólica (BWE).

Publicado sexta-feira, 8 de Março de 2013 - 0h00