Finep apresenta instrumentos de apoio à inovação na FIERGS

"A inovação pode ser o atrativo a mais que a concorrência não tem". A afirmação é dos analistas do Departamento de Promoção Institucional da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Paulo Resende e Alexandre Cabral, que estiveram na FIERGS para apresentar instrumentos de apoio e incentivo à inovação. No evento, promovido pelo Sistema FIERGS, por meio do IEL-RS e Conselho de Inovação e Tecnologia (Citec), em parceria com o Sebrae/RS, foram mostrados os programas reembolsáveis da Finep: Inova Brasil, Juro Zero e Pappe Subvenção, os de Subvenção (Pesquisador na Empresa), além do Prêmio Finep. Resende ainda destacou o Programa Primeira Empresa Inovadora (Prime), voltado a empresas com até dois anos de existência. A meta do Prime (não reembolsável) é ajudar na estruturação de planos de negócio e no desenvolvimento de novos produtos e serviços. Em quatro anos, a estimativa da Finep é investir R$ 1,3 bilhão em cinco mil empresas.

Termina às 18 horas do dia 27 de março o prazo de inscrição para as empresas interessadas em concorrer à quarta chamada pública do Programa de Subvenção Econômica à Inovação 2009. Estão sendo disponibilizados R$ 450 milhões em recursos não-reembolsáveis para o desenvolvimento de projetos inovadores em seis áreas estratégicas: Tecnologias da Informação e Comunicação; Biotecnologia; Saúde; Defesa Nacional e Segurança Pública; Energia e Desenvolvimento Social.

Mais informações no site www.finep.org.br

Publicado quinta-feira, 12 de Março de 2009 - 0h00