Fundação Gaúcha de Bancos Sociais é lançada pela FIERGS

Foi apresentada nesta quarta-feira ,22, pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), a Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais. A iniciativa é pioneira no País com envolvimento direto das indústrias.

A Fundação foi idealizada pelo Conselho da Cidadania da FIERGS com o objetivo de inserir com mais efetividade o empresariado gaúcho na área da responsabilidade social, além de oferecer natureza jurídica e facilitar a operacionalização do Projeto Bancos Sociais. "O papel fundamental da Fundação é transformar o desperdício em benefícios para as comunidades carentes. Além de distribuir produtos perfeitamente utilizáveis, são ofertados cursos de capacitação e treinamento profissional, e de técnicas de gestão empresarial", disse o presidente da FIERGS, Paulo Tigre, em seu pronunciamento.

A Fundação abriga hoje 13 bancos sociais: Banco de Alimentos, Banco de Refeições Coletivas, Banco de Mobiliários, Banco de Vestuários, Banco de Materiais de Construção, Banco de Medicamentos, Banco de Computadores, Banco de Projetos Comunitários, Banco de Tecido Humano, Banco de Dados, Banco de Voluntários, Banco de Órgãos e Transplantes e Banco de Resíduos. Todos os produtos recolhidos são doados para 259 instituições da região Metropolitana cadastradas no Banco de Dados.

O Banco de Alimentos, carro-chefe da Fundação, doa mensalmente 120 toneladas de alimentos e 30 toneladas de hortifrutigranjeiros para 259 instituições, beneficiando 25 mil pessoas mensalmente e servindo 2,5 mil refeições diariamente. "Trouxemos para esse projeto requisitos básicos que começam pela eficácia. Devemos ser inovadores e multiplicadores em responsabilidade social", afirmou o coordenador do Conselho de Cidadania da FIERGS, Jorge Buneder.

O prefeito José Fogaça destacou o trabalho da FIERGS. "Uma iniciativa que gera benefícios, serviços, melhores padrões de educação e saúde e maior qualidade de vida para milhares de pessoas", observou o prefeito durante a cerimônia.

Publicado quarta-feira, 22 de Novembro de 2006 - 0h00