Gestão de Pessoas não é com o RH

O consultor de gestão empresarial, José Luiz Bichuetti, defendeu na manhã desta terça-feira (21), na FIERGS, que a gestão de pessoas deve ser feita pelo gestor e não pelo profissional de Recursos Humanos da empresa. "Comunicar um aumento é com o chefe, resolver conflitos e comunicar demissão é com o pessoal do RH. É impressionante ver quantas áreas de RH aceitam equivocadamente essas atribuições", comentou ele, que foi o palestrante do 2º Meeting de Gestão de Pessoas, promovido pelo IEL-RS.

Bichuetti, que é sócio da Valuepoint, explicou que o RH deve ter um papel mais estratégico numa organização."Gente é o ativo mais importante nas organizações: é o propulsor que as move e lhes dá vida", reconhece. Ele defende que os CEOs devem elevar a gestão de RH ao mesmo nível de profissionalismo, integridade, competência, hierarquia e remuneração que as demais áreas da empresa. "O RH, por sua vez, deve ser mais proativo, seja no planejamento e gestão de recursos humanos, seja na busca de ferramentas mais eficazes de gestão de pessoal e na sua interação com os gestores", complementou.

Segundo Bichuetti, que recentemente lançou o livro "Gestão de Pessoas não é com o RH", destacou que os gestores devem trabalhar em parceria com a área de Recursos Humanos. "São os gestores que conhecem suas áreas e sabem as pessoas que precisam. Ele é que deve motivá-los a crescer pessoal e profissionalmente". Engenheiro eletrônico formado pelo ITA, com MBA pela University of Hartford e cursou o Owners/Presidentes Management Program (OPM) da Harvard Business School, ele explica que o RH deve estabelecer as políticas e os procedimentos a serem observados pelos gestores, atuar como conselheiro e garantir que as pessoas sejam tratadas com dignidade. "Gente tem que ser tratada com respeito profissional e cuidado pessoal. A área de RH deve apoiar e desenvolver sugestões e ações que levem a melhorar o clima organizacional", concluiu.

Publicado Terça-feira, 21 de Junho de 2011 - 0h00