Governador de Minas Gerais diz que setor produtivo é fundamental na recuperação do Estado
Foto: Dudu Leal
Atuamos a favor da indústria gaúcha estimulando a cooperação entre empresas, ampliando a oferta de produtos e serviços e apoiando o desenvolvimento de novos mercados e sua internacionalização. Juntamente com o SESI, SENAI e IEL, apresentamos soluções que aumentam a competitividade da nossa indústria.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), Gilberto Porcello Petry, ao lado de industriais gaúchos, recebeu o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, na tarde desta sexta-feira. Zema disse que, em pouco mais de cinco anos de gestão em seus dois mandatos, conseguiu reduzir despesas e enxugar a máquina pública, cortando 50 mil cargos em autarquias, na administração direta e em estatais. Além disso, reforçou, o governo de MG atraiu mais de R$ 400 bilhões em investimentos privados para o Estado. “O setor produtivo tem sido fundamental neste trabalho de recuperarmos o Estado. Assumimos em 2019 sem pagamentos em dia, e em 2022 e 2023 já tivemos equilíbrio nas contas”, informou ele na reunião realizada na FIERGS. “Nosso grande foco foi facilitar a vida de quem produz e gera empregos”.
Segundo o governador, Minas Gerais tem crescido mais do que a média do País, e atualmente representa 9,5% na economia brasileira.
Gilberto Porcello Petry destacou a Zema que estados como o Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro dão mais ao Governo Federal do que recebem de retorno, e que a dívida das unidades federativas precisam ser renegociadas. Na próxima terça-feira, os governadores do Sul e do Sudeste se reúnem com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em Brasília, para tratar do tema.