IDI-RS fecha semestre em alta, mas faturamento desacelera

Desempenho Industrial chega a 7,8%, e faturamento das empresas fica em 5,6%

O primeiro semestre de 2008 fechou com um crescimento de 7,8% no Índice de Desempenho Industrial (IDI-RS) no Rio Grande do Sul, o melhor resultado desde 2003. O faturamento das empresas gaúchas, porém, não acompanhou o mesmo ritmo, tendo alcançado 5,6%, uma desaceleração acentuada em relação aos seis primeiros meses de 2007, que chegou a 9,6%. Os números foram divulgados nesta segunda-feira (dia 4) pelo presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Paulo Tigre. "Até o momento, a indústria gaúcha está refletindo a boa fase no cenário interno. O maior crédito, as contratações e o aumento dos salários impulsionam as vendas. A restrição segue sendo o desempenho das empresas voltadas para as exportações", disse Tigre.

Em relação ao mercado de trabalho, o destaque no semestre foi a expansão da massa de salário, 11,7%, na esteira do aumento de 4,6% no emprego, a maior taxa desde 2001, e dos maiores salários pagos por trabalhador, que estão 7% acima do resultado do mesmo período do ano passado. "O bom momento da indústria gaúcha está se refletindo no mercado de trabalho, tanto com o maior nível de contratação quanto com maiores salários", informou o presidente da FIERGS.

O Índice de Difusão de Emprego indica que, em relação ao primeiro semestre do ano passado, 68,3% das empresas gaúchas estão com nível superior de contratação de funcionários, o que também é uma marca histórica para os primeiros seis meses, desde 2003. Os setores que mais registraram contratações no Estado, até agora, foram Máquinas e Equipamentos (29,4%), Veículos Automores (16,2%) e Alimentos e Bebidas (5,4%). Quem mais fechou vagas foram Madeira (-9,5%), Calçados (-6,5%) e Couro (-5,7%).

A alta da taxa de juros deve inibir um pouco o mercado de crédito no país, com reflexos sobre a indústria no segundo semestre. A expectativa é que o IDI encerre o ano em 7%.

Publicado segunda-feira, 4 de Agosto de 2008 - 0h00