Você está aqui

Inova Senai premia projetos de alunos

Um curtume autossustentável. Este foi o projeto vencedor do Inova Senai 2011, etapa estadual, divulgado na manhã desta quinta-feira, durante o 4º Congresso Internacional de Inovação, realizado na sede da FIERGS. O trabalho, desenvolvido pelo aluno do Centro Tecnológico do Couro Senai, de Estância Velha, Clóvis Oliveiro Heiden Cruz, tem como objetivo usar a energia do biogás resultante do lodo primário (partes do couro não usados no curtume) na queima das caldeiras ou na eletricidade. A proposta, que teve como orientadores Janete Schneider e José Everton Braun, foi denominada Estudos Preliminares da Produção de Biogás e Subprodutos a partir do Lodo Primário Originado do Tratamento de Efluentes de Curtume − Parte Il. O resultado também minimiza o impacto ambiental com a redução da poluição atmosférica e do volume de resíduos.

O segundo colocado foi o Voice Mail − Ligando para sua Caixa de Correio, dos alunos Allan Franco e Lucas Rosa da EEP Senai Porto Alegre, orientados por Maurício Rodrigues Cerqueira. O projeto integra os serviços de VOIP (voz sobre IP) com a caixa de e-mail eletrônico, permitindo assim enviar mensagens de voz pelo telefone para qualquer destinatário, que a acessará em sua caixa de e-mail. Em terceiro lugar ficou a Prancha Eletrônica para Aprimoramento Proprioceptivo, que ajuda os pacientes no tratamento de doenças como a labirintite. O trabalho é dos alunos Guilherme Gonçalves da Roza, Gustavo Henrique Hirsch e Fabio Silva Lima da EEP Senai Carlos Tannhauser, de Santa Cruz do Sul, orientados por Adriano Bombardieri.

O vencedor do voto popular foi o IHM (Interface Homem Máquina) para Deficientes Visuais e/ou Auditivos, uma máquina fresadora de CNC que permite a operação por um deficiente visual, com a descrição dos comandos por mensagem de voz. A iniciativa é dos alunos Victor Diego Cardoso Bressano, Douglas Lima Rocha, Ellivelson Beltorti dos Santos, Lucas Machado Schultz, Eduardo da Silva Roldão, Maison Gabriel P dos Santos e Mateus Marion, da EEP Senai Ney Damasceno, de Gravataí. Os estudantes foram orientados por Luis Antônio Aransegui e Wesley Santos Cordeiro.

Publicado quinta-feira, 17 de Novembro de 2011 - 0h00