Você está aqui

Inovação, capacitação e gestão são os focos do IEL-RS

Os especialistas em inovação Marc Giget e Jay Lee foram as últimas parcerias internacionais do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS) em 2007, ano em que o instituto trabalhou para sua estruturação, tendo como principal objetivo o posicionamento no mercado e a definição de seus produtos e serviços. "Também buscamos competências em áreas estratégicas para atender a visão de ser uma referência no aperfeiçoamento da gestão, na capacitação empresarial e na interação entre as empresas e os centros de conhecimento", afirma a superintendente, Elisabeth Urban.

Com ações voltadas aos objetivos propostos na missão, ou seja, promover o empreendedorismo, alavancar a inovação, desenvolver programas de educação executiva (empresarial e corporativa) e fortalecer a interação entre o setor industrial e os centros de conhecimento, o IEL-RS realizou 20 eventos, atingindo 2 mil pessoas. Também participou de ações sobre inovação, com diversos parceiros, entre eles a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), com foco na estruturação de projetos para editais e na divulgação do Prêmio Finep.

Um dos trabalhos que teve início este ano, na área de Educação Empresarial, foi o mapeamento do modelo de gestão e atuação dos 108 sindicatos filiados à FIERGS, que resultará em um programa de capacitação e atualização para as entidades. A instituição também desenvolveu projeto de pesquisa agrícola para produção de etanol no Rio Grande do Sul, em parceria com Embrapa e outras entidades, assim como para o fortalecimento de setor alimentício do Estado, com foco no alimento funcional.

Também foram destaques em 2007 a implantação da Rede de Atendimento à Indústria (RAI), que registrou 200 demandas via portal e cadastrou 250 clientes, e da Rede Observatório de Desenvolvimento Industrial. A gestão de estágios e bolsas, iniciada neste ano, teve 600 estudantes colocados em empresas e 1.500 alunos cadastrados.

O foco do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS) para 2008 será a inovação, a educação executiva e a gestão. "Vamos promover um ambiente que facilite o processo de inovação e empreendedorismo nas indústrias, fortalecendo as relações entre empresários, estudantes e centros de conhecimento", explica a superintendente do IEl-RS, Elisabeth Urban.

Publicado sexta-feira, 28 de Dezembro de 2007 - 0h00