Você está aqui

Inovar para sobreviver

O professor da Universidade de Pernambuco, especialista em internet e redes sociais, Silvio Meira, disse na manhã desta quinta-feira, na sede da FIERGS, que inovar é essencial para sobreviver. Conforme ele, que é um dos criadores de um dos maiores parques tecnológicos urbanos do Brasil, o Porto Digital, a sobrevivência é dos mais rápidos, dos mais adaptáveis e dos mais transformadores. "E a rede é hoje a plataforma para inovar", afirmou. Meira explicou que nos últimos 40 anos o mundo viveu uma revolução e que ela é constante e continuará a acontecer. "É preciso ter criatividade, inovar e ser empreendedor, seja em sua empresa, seja em sua vida", disse ele, que fez a palestra "Criatividade, Inovação e Empreendedorismo numa Sociedade em Rede", promovida pelo Sistema FIERGS, por meio do Programa de Capacitação Estágio Empreendedor IEL-RS, com apoio do Sesi-RS.

Meira falou da importância de prestar atenção ao seu tempo. "Traga o futuro para o presente. Observe os sinais. É fundamental para sobreviver", destacou. "A rede é a mídia do futuro e é a ferramenta para aprender", lembrou.

O professor disse ainda que temos que aprender continuamente, num contexto que muda continuamente. "E estar preparados para aprender, desaprender e reaprender", salientou.

"Transforme suas empresas em rede, num ambiente onde o diretor tenha cabeça de estagiário. Reduza a burocracia, mantenha a diversidade de ideias e crie ambientes em que é possível falhar e aprender com isso. Permita projetos", colocou. O professor comentou que não basta simplesmente inovar. "Mas saber as reais necessidades daquela inovação, como fazer, examinar benefícios e visualizar o cenário competitivo". E para tudo isto precisa de gente. "Gente que esclareça cenários, que tenha ideias, saiba desenvolvê-las e também implementá-las", orientou.

Silvio Meira, que é responsável pela inovação no Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife e recebeu o prêmio personalidade da tecnologia 2008 e a medalha do conhecimento 2008 da CNI, ainda aconselhou os cerca de 400 estudantes presentes no Salão de Convenções da FIERGS: "Aprenda com todos, não siga ninguém, observe padrões de conhecimento e trabalhe duro", concluiu.

Publicado quinta-feira, 16 de Abril de 2009 - 0h00