Você está aqui

Tecnologia

Centro de Eventos FIERGS lança estúdio para eventos híbridos por streaming

O Centro de Eventos FIERGS acaba de lançar o Estúdio F – Plataforma de Streaming e Conteúdo, um dos primeiros espaços instalado dentro de um centro de eventos no Brasil e equipado para a transmissão pela Internet de eventos corporativos. Ele está numa área de 300 metros quadrados, com pé direito de 3,3 metros, tela de LED curva com 34 metros quadrados, iluminação, sonorização, além de todos os equipamentos e técnicos de vídeo e streaming necessários.

Seminário de Telecomunicações discute a revolução tecnológica a partir do 5G

5G: uma revolução tecnológica será o tema do XVI Seminário de Telecomunicações, que ocorre em 8 de novembro, das 13h30min às 17h, com transmissão on-line. Estarão em discussão neste ano os benefícios e oportunidades para a indústria por meio do 5G, Metaverso, IoT e Real Digital. A promoção é da FIERGS, por meio do Conselho de Infraestrutura (Coinfra), em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS).

FIERGS promove o Impulsionando a Indústria

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul realiza, em maio, quatro eventos gratuitos voltados a pequenas e médias empresas, dentro da programação Impulsionando a Indústria 2022. São lives transmitidas pela TV FIERGS e a primeira delas ocorreu na quinta-feira, com o tema Transformação Digital e a participação da vice-presidente de Design Digital e Inovação da ilegra, Caroline Capitani; e do presidente da Cervejaria Salva e da Associação Gaúcha de Microcervejarias (AGM), João Giovanella.

FIERGS cria ferramenta para fomentar a internacionalização e as exportações

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), por meio da Gerência de Relações Internacionais e Comércio Exterior lança uma ferramenta de Business Intelligence (BI). É o Panorama do Comércio Internacional Brasileiro, disponível gratuitamente no site da entidade e acessível pelo link https://www.bit.ly/BIFIERGS, reunindo dados oficiais e atualizados do Ministério da Economia e das declarações dos importadores e exportadores.

Faculdade Senai de Tecnologia acerta parceria com portal referência em conteúdo técnico no Brasil

A Faculdade Senai de Tecnologia fechou um acordo com o Portal Embarcados, em que professores e alunos poderão publicar artigos no site, ter acesso ao material da página, propor cursos, webinares e outras atividades que forem pertinentes para a área. Já o Embarcados auxiliará na divulgação de cursos e iniciativas que estão sendo desenvolvidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS).

Gaúchos ficam com o bronze em Robótica Móvel

Os alunos do Senai-RS Matheus Silva de Oliveira e Gabriel Fernandes Ribeiro da Silva ficaram em terceiro lugar em Robótica Móvel nas Seletivas WorldKills, encerrada dia 16 de setembro, na Bahia. Eles disputaram com duplas de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Bahia. Na próxima semana, será a vez da disputa nas ocupações Mecânica Industrial e Manufatura Integrada. Os alunos estão competindo para saber quem representará o Brasil na WorldSkills Shangai 2022.

Projeto de protótipo do Senai vira ferramenta de combate à Covid

Idealizado para sanitização de produtos submetidos à radiação ultravioleta (UVC) e ao gás ozônio (O3), um projeto de protótipo desenvolvido pelo Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Polímeros virou um importante aliado na luta de combate à Covid. Para fazer o desenvolvimento da pesquisa,  a empresa Bella Moda Ltda buscou o apoio do Instituto Senai por meio de um projeto Embrapii.

Senai-RS inicia curso de Segurança Cibernética

Iniciou esta semana a primeira turma do curso Hiper Realista de Segurança Cibernética com 20 alunos, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS). Trata-se de uma parceria entre o Senai e o Instituto Avançar com o objetivo de atender às necessidades, do mundo do trabalho, por profissionais qualificados na área de Segurança da Informação por meio de uma turma In company. A turma é a primeira em nível nacional e o curso é realizado totalmente on-line e tem 40h.

Senai tem curso de cibersegurança

O número de ataques cibernéticos, que já vinha aumentando nos últimos anos, teve um salto durante a pandemia do novo coronavírus. O Brasil, que está entre os países que lideram como alvo, tem a necessidade urgente de formação e qualificação de profissionais. Hoje, o país não tem nem metade da força de trabalho necessária para responder às ameaças e evitar prejuízos, que vão da violação de dados de clientes e vazamento de informações confidenciais até a paralisação de linhas de produção na indústria.