Você está aqui

Tecnologia

Centro de Eventos FIERGS lança estúdio para eventos híbridos por streaming

O Centro de Eventos FIERGS acaba de lançar o Estúdio F – Plataforma de Streaming e Conteúdo, um dos primeiros espaços instalado dentro de um centro de eventos no Brasil e equipado para a transmissão pela Internet de eventos corporativos. Ele está numa área de 300 metros quadrados, com pé direito de 3,3 metros, tela de LED curva com 34 metros quadrados, iluminação, sonorização, além de todos os equipamentos e técnicos de vídeo e streaming necessários.

Desafio Covid-19 de Robótica entra na fase 2

Criado para incentivar a criatividade dos jovens e auxiliar no combate ao novo coronavírus, o Desafio Covid-19 de Robótica, do Serviço Social da Indústria (Sesi), acaba de entrar na fase 2. Ao todo, 39 equipes foram selecionadas para a segunda fase devido empates técnicos, sendo três do Rio Grande do Sul: Kronos (Sesi Gravataí), Androids (Coração de Maria, Esteio) e Galilegos (Colégio Santa Inês, Porto Alegre). Agora, os jovens vão detalhar a proposta, que será avaliada com relação à pesquisa, criatividade e inovação, além de empreendedorismo e impacto social.

Senai-RS dará consultoria gratuita a 11 indústrias para fabricação de EPIs

O Institutos Senai de Tecnologia em Calçado e Logística Industrial, sediado em Novo Hamburgo, de Mecatrônica (Caxias do Sul) e de Madeira e Mobiliário (Bento Gonçalves) vão prestar mentoria gratuita on-line para 11 empresas aprovadas no Edital de Inovação para a Indústria - Conexão Senai para fabricar equipamentos de proteção individual (EPIs), adequar ou ampliar a produção existente. O Senai-RS já fez consultoria para outras oito empresas.

Equipes do RS se preparam para o Desafio Sesi de Robótica Covid-19

Quarenta equipes do Rio Grande do Sul participarão do Desafio Sesi de Robótica Covid-19 , que inicia este mês. Por meio da competição os estudantes que participam de torneios de robótica são estimulados a proporem respostas para a atual situação de saúde no mundo. São 26 somente das escolas Sesi de Ensino Médio de Gravataí, Sapucaia do Sul, Montenegro, Pelotas e São Leopoldo. As soluções devem ter como foco a prevenção, o diagnóstico ou o combate à pandemia. A disputa será totalmente virtual.

Torneio Sesi Robótica está no combate à Covid-19

Escolas públicas e privadas podem participar da competição que busca encontrar soluções tecnológicas para auxiliar no combate à pandemia. Inscrições vão até 30 de junho. Acostumado a realizar competições de robótica com equipes de todo País, neste ano o desafio dado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) precisou ser adequado ao momento pandêmico que enfrentamos. Por meio da competição os estudantes que participam de torneios de robótica serão estimulados a proporem respostas para a atual situação de saúde no mundo.

Estudantes gaúchos participam da etapa nacional do Torneio Sesi de Robótica

Dez equipes do Rio Grande do Sul participarão de sexta (6) a domingo (8), no Pavilhão da Bienal, em São Paulo, da etapa nacional do Torneio Sesi de Robótica First Lego League. O evento conta com a participação de estudantes de 9 a 16 anos do Serviço Social da Indústria e de outras instituições de ensino e estimula o interesse em disciplinas como de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática, além de questões como respeito, ganho mútuo, trabalho colaborativo e competição amigável.

Alunos de Sapucaia do Sul desenvolvem aplicativo que contribui com o trabalho do Corpo de Bombeiros

A equipe The Ducks, formada seis por alunos da Escola Sesi de Ensino Médio de Sapucaia do Sul, classificada para a etapa nacional do Torneio Sesi de Robótica, está desenvolvendo um aplicativo para smartphone que auxiliará o contato da comunidade com o Corpo de Bombeiros do município. Batizado como “Conecta Sapucaia”, trata-se de uma alternativa mais completa às chamadas de telefone para o Corpo de Bombeiros, para atender casos de incêndios, resgates e outros serviços relacionados à corporação.

Senai tem Laboratório de Ensaios Microbiológicos acreditado pelo Inmetro

O Laboratório de Ensaios Microbiológicos do Instituto de Tecnologia Senai em Alimentos e Bebidas, sediado em Porto Alegre, foi acreditado junto à Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Inmetro conforme requisitos da norma ISO/IEC 17025. A acreditação é indicador de confiabilidade e competência técnica na prestação de ensaios laboratoriais.

Senai inicia desenvolvimento de três projetos com a Bosch

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS), por meio de seus dois Institutos de Inovação iniciaram, neste mês, três projetos em parceria com a empresa Bosch e apoio da EMBRAPII. Dois serão desenvolvidos no Instituto Senai de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica (unidade Embrapii em Sistemas de Sensoriamento) e um pelo Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Polímeros (unidade EMBRAPII em Polímeros - Elastômeros, Plásticos, Compósitos Tintas e Adesivos). 

Tecnologias da Indústria 4.0 aumentam, em média, 22% da produtividade em pequenas e médias empresas

As tecnologias digitais da Indústria 4.0 permitem aumentar, em média, 22% da produtividade de micro, pequenas e médias empresas. O resultado foi obtido no programa-piloto Indústria Mais Avançada, executado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) com 43 empresas de 24 estados, sendo que duas dessas empresas são do Rio Grande do Sul. O Programa Indústria mais Avançada é o primeiro a testar no Brasil, em todas suas regiões, o impacto na produção do uso de ferramentas da indústria 4.0 de baixo custo, como sensoriamento, computação em nuvem e internet das coisas (IoT).