Jovens empreendedores

Na área de formação de estudantes teve destaque o evento Talentos em Debate, com a empreendedora Bel Pesce, em Porto Alegre, e com o empresário Leandro Mantovani, da Keko Acessórios, e o diretor da escola Perestroika, Thiago Mattos, em Caxias do Sul. Workshops e palestras de sensibilização sobre projetos e programas para estudantes de diversas instituições de ensino ocorreram ao longo do ano. "O IEL-RS fortaleceu a sua posição no mercado gaúcho oferecendo às indústrias produtos diferenciados, que melhoraram seus processos de seleção e recrutamento de estagiários e de trainees, além de propiciar a capacitação de centenas de estudantes, em cursos presenciais ou à distância", lembra a superintendente.

As atividades de Desenvolvimento Empresarial consolidaram mais de 9,4 mil inscrições em programas de atualização e capacitação e acima de 3 mil atendimentos a indústrias, por meio de consultoria em gestão da inovação. "Para isso, o IEL contou com parceiros nacionais e as melhores escolas de negócios internacionais para o desenvolvimento de conteúdo programático de acordo com as demandas das empresas", ressalta.

Já para os serviços de consultoria em inovação, recentemente incorporados ao portfólio, a entidade ofereceu, de acordo com Elisabeth, produtos dedicados às micro, pequenas, médias e grandes empresas.

O 1º Fórum de Inovação, em outubro, no Teatro da Feevale, em Novo Hamburgo, contou com nomes como a economista chinesa Ann Lee e o físico Leonard Mlodinow.

O evento reuniu 1,1 mil pessoas. O Meeting de Gestão de Pessoas teve a sexta, sétima e oitava edições e abordou os temas "O único paradigma permanente em nossos dias", "Quem sou eu diante da diversidade" e "Estratégia e alinhamento de competências para o crescimento e alta performance organizacional".

Outra das atrações no ano passado ficou com o Programa de Educação Executiva Internacional, em parceria com a McGill Executive Institute, em Bento Gonçalves. Esta foi a quarta edição do programa, junto com o IEL nacional, e com universidades internacionais de negócios. O 4º Meeting de Economia apresentou os palestrantes Samuel Pessoa e Armando Castelar Pinheiro, que mostraram o cenário do Brasil e do mundo e o papel da indústria. O workshop Gestão e Liderança Intercultural e o Gestão da Diversidade no Ambiente de Trabalho: Culturas, Gerações e Personalidade também tiveram destaque.

Importante para a cadeia produtiva da agroindústria e outras que atuam com alimentos, o 8º Meeting de Inovação em Alimentos abordou os desafios da indústria do setor. Entre eles, o de buscar o maior valor agregado na produção de alimentos premium, um mercado em constante crescimento no mundo.

Também merecem ser ressaltados o Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), que visa fortalecer os sindicatos e aproximá-los ainda mais das empresas, de modo a ampliar sua representatividade e sustentabilidade e os workshops de Capacitação para a Inovação, em parceria com a Anpei. Eventos como a XIV Maratona de Empreendedorismo da Ufrgs e o TEDx Unisinos igualmente tiveram o apoio do IEL-RS.

Publicado sexta-feira, 3 de Janeiro de 2014 - 0h00