Lindolfo Collor terá cursos para Construção Civil em fevereiro

Termo de cooperação entre Senai-RS e Sinduscom/SL

A ampliação do Centro de Educação Profissional Senai Lindolfo Collor, em São Leopoldo, que vai abrigar os novos cursos da área de Construção Civil, ficará pronta até o final de janeiro. A obra é resultado do Termo de Cooperação, assinado ainda em 2007, entre o Senai-RS e o Sindicato das Indústrias de Construção Civil e Mobiliário de São Leopoldo (Sinduscom/SL). Ficou estabelecido que o Sinduscom/SL construirá o prédio e o Senai-RS irá equipá-lo e mantê-lo, com instrutores e toda a estrutura administrativa. O prédio, que está sendo construído em parceria com empresas ligadas ao Sindicato, terá 20 m² x 12 m² com pé direito duplo, possibilitando, futuramente, uma ampliação.

O curso capacita jovens para a construção civil e terá duas turmas com 20 alunos em cada turno, num total de 1600 horas, com duração de dois anos, sempre no contra turno escolar, sendo que para o ingresso o aluno deverá ter a partir de 16 anos até no máximo 22 anos. O início das aulas está previsto para fevereiro deste ano.

O programa de 1600 horas inclui as ocupações de Pedreiro de Edificações e Instalador Hidráulico Predial. No primeiro, ao final do curso, o estudante deverá estar apto para executar trabalhos de montagem e/ ou recuperação de concreto, de estruturas de madeira, de alvenaria e de revestimentos em edificações, segundo o projeto e/ ou instruções de trabalho, em conformidade com as normas técnicas de execução e de segurança. E o de Instalador Hidráulico Predial prepara o candidato para instalar redes elétricas de baixa tensão, redes hidrossanitárias, equipamentos e acessórios, segundo o projeto ou instrução de trabalho, em conformidade com as normas técnicas.

Publicado quinta-feira, 10 de Janeiro de 2008 - 0h00