Lula anuncia na FIERGS obras do PAC para o Estado

Liberação de R$ 1,6 bilhão beneficiará 39 municípios gaúchos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta sexta-feira (dia 24), em solenidade na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), R$ 1,6 bilhão para projetos na área de saneamento e habitação no Rio Grande do Sul, que beneficiarão 3,2 milhões de pessoas em 39 municípios gaúchos. Os investimentos fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). "Os recursos contemplam projetos que podem ser executados rapidamente", disse Lula. Segundo o presidente, o Estado recebeu o maior volume de verbas da Região Sul pela qualidade das propostas apresentadas.

Entre as obras anunciadas por Lula na FIERGS está o projeto de urbanização de favelas, que removerá para outra área de Porto Alegre quatro mil famílias das Vilas Dique e Nazaré. Isso permitirá a ampliação da pista do Aeroporto Salgado Filho em mais de 900 metros, possibilitando assim o crescimento do transporte de passageiros e de carga a partir do terminal da Capital. Na Zona Sul do Estado, além de investimentos em Pelotas, o plano prevê a reorganização da orla do porto de Rio Grande, com recursos de R$ 22,6 milhões.

Durante o discurso, Lula quebrou o protocolo para falar sobre a economia do País. Salientou que as reservas internacionais de US$ 160 bilhões permitiram ao Brasil direcionar recursos do superávit para investimentos do PAC. Além de saneamento e urbanização, o presidente citou também o desenvolvimento da educação no País. "Pretendemos, ao final de oito anos, ter inaugurado 164 escolas técnicas, fundamentais para o nosso desenvolvimento", completou.

Presente à cerimônia, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, destacou que a viabilidade do Programa de Aceleração do Crescimento ocorreu porque as Parcerias Público-Privadas (PPPs) "são uma realidade", especialmente em ferrovias, rodovias, energia elétrica e petróleo.

A governadora Yeda Crusius, ao discursar na ocasião, salientou a importância do PAC ao integrar os três níveis administrativos, reunindo em propostas e projetos o Governo Federal, o Governo do Estado e as prefeituras municipais.

A cerimônia reuniu 750 pessoas no Centro de Convenções da Federação das Indústrias. No palco principal estavam o presidente da FIERGS, Paulo Tigre, a governadora Yeda Crusius, o prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, além de políticos das esferas federal, estadual e municipal.

O presidente Lula permaneceu na sede da FIERGS das 16h às 19h, retornando em seguida para Brasília.

Publicado sexta-feira, 24 de Agosto de 2007 - 0h00