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O workshop Branding como Vantagem em Tempos de Crise, promovido pelo IEL-RS, discutiu, nesta quinta-feira, a importância da Marca em momentos de retração como o atual. O especialista em estratégia da marca, Arthur Bender, destacou que para ser forte, a marca deve ter coerência e consistência. “Ter foco e persistência é fundamental”, disse, ressaltando que nem sempre é necessário publicidade e propaganda, mas “conhecimento, diferenciação e relevância”. Bender, que é presidente da Key Jump – Inteligência, Estratégia e Branding (empresa especializada  em planejamento estratégico de marcas e negócios), além de presidente e diretor da Selling – empresa de comunicação de marcas, enfatizou que as marcas fortes não são preteridas em tempos de crise, mesmo se for a mais cara. Ele falou ainda que as empresas com marcas fortes tem lealdade de clientes e engajamento do público interno, citando alguns exemplos como a Wine.com e a Southwest Airlines. 
 
O Brand Management VP do Grupo Renault (2005-2010), Christian Pouillaude, contou a história da compra da Dacia pela Renault em 2004, com a intenção de lançar o Logan no mercado europeu como o primeiro automóvel low cost do mercado. Christian apresentou o case destacando que o momento de crise que vivia a Europa e virou uma grande oportunidade pelo seu sucesso. “Temos que saber detectar as oportunidades e oferecer as respostas adequadas a essas novas expectativas”, comentou. 
 
Foto: Dudu Leal 
 
Publicado sexta-feira, 9 de Outubro de 2015 - 14h14