Você está aqui

Mercado precisa de especialistas em eficiência energética

A matriz energética brasileira conta hoje com 47,2% de energia renovável, com larga vantagem sobre o mundo que tem apenas 12,6%. Mas este índice deve permanecer assim mesmo com o desenvolvimento do País. E para isso a demanda deve reduzir 3,2% até 2019 e 10% até 2010, conforme o engenheiro Djamil Barbosa, da Eletrobrás, que falou aos primeiros formandos da Pós Graduação em Eficiência Energética, da Faculdade Senai de Tecnologia, na noite de sexta-feira. "Por isto, vamos precisar de vocês, especialistas em eficiência energética e das próximas turmas que serão capacitadas aqui", afirmou ele, que em 23 de outubro de 2009 havia feito a aula inaugural para a mesma turma. Quatorze alunos, entre engenheiros e administradores, receberam o certificado de especialistas em Eficiência Energética.

Barbosa destaca ainda que hoje o consumo de energia está dividido entre indústria (39%), transporte (30%) e demais setores (31%). Com relação à possibilidade de melhorar a eficiência energética, ele explicou que para a indústria há uma margem de 4,2% (que representa 50% do total conservado) - maiores oportunidades em fornos (62,12%), caldeiras (16,09%) e sistemas motrizes (13,87%). As oportunidades também são boas para transporte (4,6%) e menores para demais setores (4,1%) e residencial (3,7%). O engenheiro da Eletrobrás citou os Programas de Eficiência Energética que já aconteceram e que ainda estão em andamento em todo o Brasil, entre eles, a parceria com a FIERGS, por meio do Conselho de Infraestrutura.

Na ocasião, foi inaugurado o LEEQEE - Laboratório de Eficiência Energética e Qualidade de Energia Elétrica, construído dentro do Programa sistêmico de melhoria contínua da QEE e Eficiência Energética na Indústria, com recursos do Edital de Projetos Estratégicos do Senai. O novo laboratório possui infraestrutura de instalações e equipamentos que permitem realizar diagnósticos de consumo energético e de qualidade de energia em máquinas, aparelhos e instalações. Também será possível a realização de ensaios de desenvolvimento e pré-qualificação de equipamentos elétricos como motores, reatores, inversores e softstarter, simulação digital 2D/3D de ambientes e seus instrumentos de iluminação e realização de cursos de especialização e extensão na área de eficiência energética e qualidade de energia.

As inscrições para a próxima turma do Pós Graduação em Eficiência Energética estão abertas e podem ser feitas através do site: www.senairs.org.br/faculdade

Publicado quarta-feira, 30 de Março de 2011 - 0h00