Você está aqui

Olimpíada do Conhecimento divulga vencedores

Foram 40 medalhas de ouro para 33 ocupações

Os vencedores da Olimpíada do Conhecimento do Senai-RS foram conhecidos na manhã desta quarta-feira (14), em cerimônia no Centro de Exposições da FIERGS. Entre os 178 alunos participantes não faltou emoção e animação. "O futuro do Brasil e dos brasileiros passa pelo investimento em educação e na evolução do conhecimento", disse o presidente do Sistema FIERGS, Paulo Tigre, ao abrir a solenidade. "Foi com esta visão que a CNI lançou o programa Educação para a Nova Indústria, com o objetivo de preparar recursos humanos, que são a base do conhecimento das empresas", afirmou. Tigre acrescentou que o evento permite constatar "os êxitos técnico-pedagógicos que fazem do Senai a principal instituição de ensino profissional da América Latina".

A Olimpíada do Conhecimento é uma disputa de profissões, promovida pelo Senai. Os alunos recebem uma tarefa de uma ocupação e tem que fazê-la num período de tempo. O objetivo é difundir as modernas tecnologias aos participantes, além de prepará-los para enfrentar as mais diferentes situações no desempenho de uma atividade profissional. Ela acontece em diversas etapas: dentro da escola, na região, no Estado e no Brasil. Os melhores do país participam do Torneio Internacional de Formação Profissional (Worldskills).

Do total de participantes, 40 receberam medalha de ouro e poderão participar da etapa nacional no ano que vem e que terá três etapas: Santa Catarina, Paraná e, em julho, no Centro de Exposições da FIERGS em Porto Alegre. Também hoje (dia 14) os vencedores gaúchos da Olimpíada do Conhecimento 2006, em Recife, iniciam sua participação no Torneio Internacional de Formação Profissional em Shizouka (Japão). Lucas Gonçalves (Mecânica de Refrigeração), Régis Keller da Silva (Construção em Alvenaria), Adriano Cenci (Joalheria), Felipe Trindade e Everton Toigo (Mecatrônica) competirão até o dia 21 de novembro com alunos de mais de 40 países, sendo que o Senai representa o Brasil, único país da América Latina participante. O evento é promovido pela International Vocation Training Organization (IVTO).

Publicado quarta-feira, 14 de Novembro de 2007 - 0h00