Paulo Tigre integra missão brasileira à Índia

Objetivo é ampliar as relações comerciais entre os dois países

O presidente da FIERGS, Paulo Tigre, embarca nesta sexta-feira (1º) para Índia, integrando a missão empresarial do Brasil àquele país, liderada pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A visita oficial do presidente Lula à Índia acontecerá nos dias 4 e 5 de junho, tendo como objetivo ampliar as relações comerciais entre os dois países. Tigre representou os empresários na missão precursora realizada em abril pelo governo brasileiro, quando foram detectadas oportunidades de negócios em diversos setores.

A missão empresarial, que terá à frente o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto, participa de seminário Brazil-India: A New Frontier for Business Opportunities no dia 4 em Nova Delhi, que tratará com industriais das possibilidades de negócios em setores como biocombustíveis, infra-estrutura, logística e tecnologia da informação. No dia 5, a missão visitará a CSIR (Centre for Scientific and Industrial Research) e o Centro de Pesquisas da Ranbaxy ainda na capital e segue para Bangalore, onde irá ao Infosys no dia 6. A missão retorna ao Brasil no dia 7 de junho.

Em 2006, o comércio entre os dois países atingiu US$ 2,4 bilhões, dos quais US$ 900 milhões em vendas brasileiras. O objetivo, nos próximos anos, é elevar a corrente de comércio para US$ 10 bilhões. A pauta de exportação brasileira para a Índia encontra-se bastante concentrada, sendo os cinco principais produtos responsáveis por 60% das vendas (petróleo e sulfetos e minérios de cobre respondem juntos por cerca de 39% desse valor). Estudo de inteligência comercial realizado pelo Itamaraty, identificou, contudo, 192 produtos que são importados pela Índia e que a indústria brasileira possui vantagens comparativas.

Publicado sexta-feira, 1 de Junho de 2007 - 0h00