Prêmio Arte na Escola Cidadã é entregue no RS

Iniciativa do Instituto Arte na Escola conta com a co-realização do Sesi

O Instituto Arte na Escola, criado pela Fundação Iochpe, entregou nesta quinta-feira (dia 19) o VIII Prêmio Arte na Escola Cidadã, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. A premiação, que tem como co-realizador o Sesi, integrante do Sistema FIERGS, identifica, reconhece e divulga projetos docentes no ensino das linguagens da arte. "A essência da iniciativa se compara à própria missão do Serviço Social da Indústria, que considera a educação fundamental para o desenvolvimento do País e criou o programa Educação para a Nova Indústria, com a aplicação de investimentos de R$ 10 bilhões em 3 anos", disse o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, Paulo Tigre, representando o presidente da CNI, Armando Monteiro Neto, na cerimônia.

Durante a premiação, a governadora Yeda Crusius ressaltou que o crescimento econômico do Brasil precisa estar acompanhado da evolução educacional. "Onde houver espaço para a arte, ela deve estar presente. O País necessita de um plano conjunto para a economia e a educação", comentou. Segundo a presidente do Instituto Ioschpe, Evelyn Iochpe, o ensino brasileiro precisa melhorar de qualidade e a arte pode ser um instrumento importante para que se alcance este resultado. "Em uma pesquisa comparativa entre 40 nações, os estudantes brasileiros ficaram em último lugar nos testes de matemática. Devemos reverter esta situação", explicou.

Dos 142 projetos finalistas, quatro foram vencedores. Neste ano, o valor do prêmio para o professor é de R$ 7 mil e para a escola é de R$ 3 mil. De acordo com as categorias, os vencedores são: Menção Honrosa: Teatro e Cinema: um diálogo de 24 frames por segundo (Porto Alegre/RS), desenvolvido pela professora Mônica Torres Bonatto, da Escola Projeto - Pólo UFRGS; Ensino Fundamental: Criando arte para conviver (Rio de Janeiro/RJ), elaborado pela professora Liane Gomes Esteves, da Escola Municipal Camilo Castelo Branco - Pólo UERJ; Ensino Médio: Construindo olhares (Resende/RJ), produzido pela professora Nádia Teresinha Moraes Nelson, do Colégio Estadual Olavo Bilac - Pólo UERJ e Educação de Jovens e Adultos: Reescrevendo e encenando "A mulher de 106 anos que deu um chute na bunda de Lampeão" (Salvador/BA), da professora Amância de Oliveira Góes, do Programa Sesi Educação do Trabalhador - Pólo UESB.

O Prêmio Arte na Escola Cidadã é uma iniciativa do Instituto Arte na Escola, que conta com a co-realização do Sesi, e tem como patrocinadores a Fundação Iochpe e o Bradesco. A iniciativa conta também com apoio da Cia Vale do Rio Doce, da Unesco, da Revista Pátio e da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação).

Publicado quarta-feira, 19 de Setembro de 2007 - 0h00