O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) e vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Gilberto Porcello Petry, está nos Emirados Árabes Unidos visitando a Expo Dubai. A feira dura seis meses, de outubro de 2021 a março de 2022, e reúne expositores de 192 países em 200 pavilhões. Petry integra a missão prospectiva da CNI liderada pelo presidente Robson Braga de Andrade e que conta com uma delegação formada por 327 representantes de 230 indústrias, entre eles dezenas de gaúchos, e instituições. “O Brasil pode ampliar negócios com os Emirados Árabes Unidos e a indústria gaúcha se insere nesse contexto por ser inovadora, diversificada e internacionalizada”, afirma o presidente da FIERGS. “É um momento adequado para estarmos aqui, mostrar que no Brasil há  oportunidade para investimentos de fora e para podermos também trazer nossos produtos para exportação nos Emirados Árabes”. O presidente Jair Bolsonaro também esteve nos Emirados Árabes e participou, na segunda-feira, do Invest in Brazil Forum, organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Entre janeiro e outubro de 2021, o Rio Grande do Sul exportou US$ 228,6 milhões, principalmente Alimentos, para os Emirados Árabes. Nesse setor, destaca-se a participação das vendas de carne de frango do RS para o país: do total exportado desse produto pelo Estado em 2021, 13,5% foram para o mercado dos Emirados Árabes Unidos. Nas importações, o Rio Grande do Sul comprou US$ 18,1 milhões, principalmente coque e derivados de petróleo. O valor exportado até o momento no ano pelo RS ao país árabe já ultrapassa o total dos 12 meses de 2019, antes da pandemia, que foi de US$ 204,6 milhões.

Em Dubai, Gilberto Porcello Petry mantém encontro com empresários e esteve com o ministro da Infraestrutura, Tarcisio de Freitas. O ministro participou da abertura do Invest in Brazil Forum.

Saiba mais:

Presidente da CNI diz que Brasil precisa de indústria forte e dinâmica para novo ciclo de crescimento

Publicado Terça-feira, 16 de Novembro de 2021 - 17h17