Presidente da República em exercício visita Olimpíada do Conhecimento

O presidente da República em exercício, José Alencar, conheceu na quinta-feira, 24 de julho, a Olimpíada do Conhecimento. A visita foi conduzida pelo diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), José Manuel de Aguiar Martins, pelo presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto, e pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), Paulo Tigre.

Alencar conheceu o estande do Programa SENAI de

Ações Inclusivas, parabenizou 35 estudantes ganhadores de medalhas no WorldSkills, torneio internacional de educação profissional, e conversou com alunos e docentes da Olimpíada. Durante a visita aos locais de provas ele acompanhou o trabalho dos alunos nas ocupações de robótica móvel e mecânica de precisão.

Maior competição profissional da América Latina, a Olimpíada do Conhecimento tem uma programação paralela repleta de atrações para aqueles que passarem até o dia 27, pelo Centro de Eventos da FIERGS.

No local estão instalados os boxes de cada uma das 20 ocupações − 17 industriais e três comerciais − que atraem principalmente a curiosidade de estudantes de colégios públicos e privados. Para os adultos há muito o que ver, além de participar. São os casos, por exemplo, dos cursos de curta duração nas áreas de alimentos, têxtil e tecnologia, entre outros.

O visitante poderá optar ainda por palestras sobre diversos temas e exposições com o que há de melhor nas áreas de educação, cultura, competitividade industrial e inovação.

Na mostra Inova SENAI poderão ser conferidos os projetos inovadores desenvolvidos por alunos e docentes do SENAI, premiados durante a primeira etapa da Olimpíada do Conhecimento, realizada em junho deste ano, na cidade de Blumenau (SC).

O Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI) traz também um espaço com as principais ações promovidas para a capacitação de pessoas com necessidades especiais.

A quinta-feira começou animada para os competidores. Para despertar e relaxar os 201 alunos da Olimpíada do Conhecimento, os organizadores programaram, pela manhã, uma aula de ginástica antes das provas. A missão de animar os candidatos à medalha coube à equipe de ginástica laboral do Serviço Social da Indústria (SESI).

A ansiedade, natural para todos os competidores, foi ainda maior para os alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), estreantes na Olimpíada. "A prova para a ocupação de cabeleireiro é nova e nossa expectativa é muito grande", relatou a estudante Daniela Andrade, 21 anos, da Bahia.

A competição será realizada de 24 a 27 de julho na FIERGS. Participam os melhores alunos de nível técnico do SENAI, que disputam uma vaga para o torneio internacional que acontece em 2009, no Canadá.

Publicado quinta-feira, 24 de Julho de 2008 - 0h00