Evolução mensal da produção
O levantamento mostrou também que a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) ficou em 70% em outubro e segue oscilando entre 69% e 70% desde fevereiro. Já o índice que compara a UCI ao nível considerado usual registrou 44 pontos, abaixo do adequado para o mês. A última vez que o setor operou dentro da normalidade foi em novembro de 2024, quando o indicador marcou 50,4 pontos.
Os estoques de produtos finais mantiveram trajetória de alta. O índice de evolução mensal chegou a 51 pontos em outubro, sétimo mês consecutivo acima da linha de 50, o que indica crescimento em relação ao mês anterior. O volume estocado também ultrapassou o planejado. O indicador subiu de 49,8 para 52 pontos, sinalizando excesso de estoque.
EXPECTATIVAS
Para os próximos seis meses, o humor do industrial gaúcho permanece negativo. Em novembro, todos os índices de expectativas ficaram abaixo dos 50 pontos – e inferiores aos de outubro. A indústria projeta queda na demanda (47,4 pontos), no emprego (45,4) e nas compras de matérias-primas (46,1).
As perspectivas para as exportações também recuaram. O indicador atingiu 43,5 pontos, quarto mês consecutivo de expectativa de baixa, período que coincide com a entrada em vigor das tarifas impostas pelos Estados Unidos.
O índice de propensão a investir caiu dois pontos em novembro, registrando 55,5, mas a maioria dos industriais gaúchos demonstra interesse em investir. No penúltimo mês do ano, quase 60% das empresas afirmaram ter planos de realizar investimentos nos próximos seis meses.
A pesquisa foi realizada com 146 empresas, sendo 34 pequenas, 45 médias e 67 grandes entre os dias 3 e 12 de novembro.







