Programa fortalece cadeias produtivas

Uma importante iniciativa de financiamento para a inovação tecnológica das micro, pequenas e médias empresas foi lançada nesta terça-feira (dia 23), em Caxias do Sul, durante a Mercopar. Articulado pela FIERGS, com envolvimento da CaixaRS, do Sebrae-RS e Instituto Gaúcho de Estudos Automotivos, o principal diferencial do programa Indústria + Indústria é facilitar o acesso ao crédito de longo prazo com juros baixos.

As empresas beneficiadas precisarão de uma certificação de qualidade, garantida por uma grande fábrica, compradora de seus produtos ou contratante de seus serviços, chamada de âncora dentro do programa. "A intenção é desenvolver as cadeias produtivas, aumentando a qualidade das pequenas fábricas, o que faz crescer a competitividade das grandes indústrias", disse o representante da FIERGS no encontro, Jorge Buneder.

O programa é considerado pioneiro no Brasil dentro da modalidade. Não há o envolvimento financeiro da grande empresa, que através da indicação, apenas confirma a credibilidade do empreendimento que busca o crédito. Estão disponíveis R$ 100 milhões, que poderão ser usados com prazo de até 96 meses e carência de 24 meses. O Indústria + Indústria já conta com 16 empresas âncoras.

Publicado quarta-feira, 24 de Outubro de 2007 - 0h00