Programa Senai de Ações Inclusivas já capacitou 2.500 alunos com necessidades especiais

Entidade tem metodologia implantada em 38 unidades operacionais

Na semana em que se comemora o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, o Sistema FIERGS, seguindo o princípio da responsabilidade social, entende que superar a exclusão é um desafio a ser enfrentado por toda a sociedade. "O Senai atua há 66 anos na Educação Profissional e tem auxiliado diversos grupos colocados à margem do sistema produtivo a encontrar o caminho para sua inserção − ou reinserção − no mundo do trabalho", disse o presidente do Sistema FIERGS, Paulo Tigre.

O Programa Senai de Ações Inclusivas, desde a sua criação em 2001, já capacitou 2.500 alunos com necessidades especiais no Rio Grande do Sul em diversas áreas de atuação: Alimentação, Automação, Automotiva, Calçado, Gestão Empresarial, Informática, Madeira Mobiliário, Metalmecânica, Plástico, Segurança do Trabalho, Telecomunicações, Têxtil e Vestuário. "Ao incluir esse grupo de pessoas em todas as modalidades de ensino profissionalizante, o Senai assegura uma possibilidade de entrada no mercado e a conquista da cidadania", lembra.

O Senai-RS também conta com a metodologia implantada em 38 unidades operacionais, tem 35 Grupos de Apoio Local constituídos e 220 parceiros captados. A instituição presta assessoria no processo de adequação ao trabalho. "A contratação de pessoas com deficiência pode ser resultado de uma determinação legal, mas a permanência delas e suas possibilidades de avançar e contribuir de forma qualitativa e competitiva para o desenvolvimento da empresa, dependerá de um trabalho estruturado de inclusão, acompanhamento e avaliação", salienta.

Para alcançar este objetivo, o Senai-RS promove o acesso e inclusão gratuitamente destas pessoas (deficientes, condutas típicas e altas habilidades) nos cursos profissionalizantes, qualificando-as para enfrentar as exigências das novas relações de emprego e trabalho, fundamentado nos princípios do direito ao exercício da cidadania e, acima de tudo, com vistas a Educação Inclusiva. "Temos comprovado diariamente o potencial das pessoas com necessidades especiais, que vêm superando as limitações impostas pela sua deficiência, seja ela física, auditiva, visual ou intelectual, e demonstrando assim, sua competência", concluiu Tigre.

Como encaminhar?

O encaminhamento das pessoas com deficiência para os cursos oferecidos pelo SENAI se dá através das entidades representantivas que compõem o Grupo de Apoio Local (APAE, Associação de Pessoas com Deficiência Física, Associação de Pessoas com Deficiência Visual, etc).

São disponibilizadas vagas em todas as modalidades de ensino que o SENAI oferece: nos cursos Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores e Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Infomações no site www.senairs.org.br ou na Unidade do Senai de sua região.

Publicado quinta-feira, 4 de Dezembro de 2008 - 0h00