Prominp oferece oportunidades às indústrias

As oportunidades proporcionadas à cadeia produtiva gaúcha pelo Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural foram apresentadas na sede da FIERGS, nesta quinta-feira (dia 2), durante o Fórum Regional do Prominp no Rio Grande do Sul. Embora o setor de fornecimento de petróleo, gás e energia seja altamente complexo e tecnológico, ele também é amplo e acessível não apenas a grandes indústrias.

O presidente da FIERGS, Paulo Tigre, destacou na abertura do evento que "o Sistema FIERGS aposta na perspectiva de que mais indústrias possam se candidatar aos investimentos da Petrobras, que superam US$ 150 bilhões nos próximos cinco anos. Isto levando em conta a política dessa empresa de substituição de importações". Tigre lembrou ainda que o Prominp multiplica as oportunidades de novos negócios, agregando valor e conteúdo local a uma ampla rede de fornecedores. "Para apoiar o setor e participar deste mercado, a FIERGS está estruturando o Comitê de Competitividade em Petróleo, Gás e Energia", disse.

O secretário de Ciência e Tecnologia, Artur Lorentz, ressaltou o diálogo entre todos os setores ligados à cadeia produtiva no Estado, mobilizados para buscar novas oportunidades na área de petróleo, gás e energia.

Coordenador executivo do Prominp, José Renato Ferreira de Almeida apresentou dados que comprovam o crescimento da indústria brasileira no setor. Quando o Prominp foi lançado, em 2003, a participação nacional nos projetos do segmento era de 57%. Hoje, ocupa 75%, inclusive com a construção de plataformas da Petrobras, antes fabricadas no exterior. "Nosso grande desafio é fazer muito mais do que já fazemos, com capacidade de escala e competitividade", afirmou Almeida.

O diretor técnico da Refinaria Alberto Pasqualini, Roberto Puerari; e o gerente da usina termelétrica Sepé Tiaraju, Adib Kurban; mostraram a potencialidade de suas empresas, ligadas à Petrobras, bem como os projetos e investimentos para os próximos anos. Também integraram a mesa do fórum o deputado estadual Adão Villaverde, representando o presidente da Assembleia Legislativa, Ivar Pavan; o superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae-RS), Marcelo Lopes; e o prefeito de Rio Grande, Fábio Branco.

Durante o evento, Petrobras e Sebrae Nacional assinaram um documento que estabelece convênio para qualificação de micros e pequenas empresas para fornecerem à cadeia do petróleo, gás e energia. O Fórum Regional foi uma realização do Sistema FIERGS, por meio do Conselho de Inovação e Tecnologia; Petrobras; Prominp e governo do Estado.

O PROMINP

O Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, foi lançado em dezembro de 2003. Seu objetivo é maximizar a participação da indústria nacional de bens e serviços na implantação de projetos de petróleo e gás natural no País e no exterior. A projeção de investimentos do setor de petróleo e gás é de US$ 128 bilhões entre 2008 e 2012.

Publicado quinta-feira, 2 de Julho de 2009 - 0h00