Você está aqui

O Conselho da Construção Civil (Consic) da FIERGS reuniu, nesta terça-feira (19), conselheiros e representantes do setor para debater inovação tecnológica, legislação e perspectiva para o futuro da construção civil. O encontro, conduzido pelo vice-presidente da FIERGS e coordenador do Consic, Claudio Teitelbaum, contou com apresentações de cases empresariais, discussões sobre inteligência artificial e análise da legislação referente a veículos eletrificados no Brasil. 

O diretor-comercial da LS Building Solutions, Valter Nagelstein, apresentou os serviços da empresa e destacou as oportunidades da construção civil na China, país considerado a “fábrica do mundo”. A iniciativa também incluiu a promoção de uma missão empresarial à Canton Fair, em Guangzhou, na China, uma das maiores feiras multissetoriais do planeta, reconhecida por expor inovações em processos e materiais de construção. 

O coordenador do Conselho de Assuntos Tributários, Legais e Cíveis (Contec), Rafael Sacchi, relatou sua participação no Adapta Summit 2025, evento que reuniu gigantes como Nvidia e Google, em São Paulo, para abordar as inovações no âmbito da inteligência artificial. Ele destacou o potencial transformador da tecnologia para a construção civil. “A inteligência artificial é um amplificador do nosso potencial. Com o prompt correto, ela otimiza o tempo, reduz custos e impulsiona a produtividade”, afirmou. Sacchi defendeu que o setor precisa adotar a IA de forma estratégica: “O exemplo tem que vir de cima. Se queremos implementar novas práticas, a liderança precisa mostrar o caminho.” 

Já o engenheiro de segurança do trabalho do Sesi-RS, Luciano Velasqui, apresentou um panorama da legislação sobre veículos eletrificados no Brasil, destacando desafios para a elaboração de projetos e execução de instalações. Ele representa o Sistema FIERGS junto a Câmara Veículos Elétricos/RS, uma iniciativa do Conselho Estadual de Segurança, Prevenção e Proteção Contra Incêndio (COESPPCI).  

A Câmara discute medidas como a exigência de projetos elétricos assinados por profissionais habilitados, sistemas de prevenção e combate a incêndio em garagens, distanciamento seguro entre veículos em carregamento, monitoramento térmico e soluções de exaustão para dissipação de gases tóxicos. Segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), a frota de elétricos e híbridos cresceu 80,6% no Rio Grande do Sul de 2023 para 2024. 

Publicado Terça-feira, 19 de Agosto de 2025 - 13h13