Roadshow da Embrapii apresenta os Centros de Competência em Hardware

A Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) reuniu representantes do setor produtivo para conhecer o novo modelo de apoio a pesquisas em áreas estratégicas para o desenvolvimento tecnológico nacional, os Centros de Competência, e suas respectivas áreas de atuação. Também foram fornecidos esclarecimentos sobre as vantagens da associação tecnológica para empresas interessadas na criação de projetos de inovação voltados ao futuro da indústria.

“A Embrapii, nesses dez anos, aprendeu uma porção de coisas e, entre elas, que poderia ter um papel mais proativo, aproximando o tecido produtivo brasileiro das tecnologias de fronteira. Com os Centros de Competência a gente pretende usar o sumo dessa inteligência científica nacional para nos posicionar em tecnologia de fronteira, as tecnologias que estão no nosso futuro”, destacou o presidente Chico Saboya na abertura do evento.

Entre os nove centros apresentados está o Centro de Competência Embrapii em Plataformas de Hardware Inteligentes e Conectadas – Agricultura Digital, que tem o Instituto Senai de Inovação em Sistemas de Sensoriamento (RS) como gestor. “Esta é uma nova forma de fazer ciência e tecnologia no Brasil”, destacou o diretor de Tecnologia do Senai-RS, Victor Gomes. “Serão centros muito bem equipados e capacitados que fazem pesquisa fundamental e aplicada onde empresas vão desenvolver futuras tecnologias. São associações tecnológicas, que podem ter startups, pequenas e médias empresas unidas no desenvolvimento de tecnologias. É o passo anterior ao desenvolvimento de produtos”, ressalta Gomes.

Os Centros vão atuar em oito temas diferentes e serão responsáveis por soluções inovadoras com o objetivo de viabilizar grandes tendências da indústria para o futuro. No total, serão nove Centros de Competência com um investimento total de R$ 495 milhões da Embrapii, valor que será alavancado por meio de parcerias com novas instituições investidoras e contratos a serem firmados com empresas associadas.

O encontro foi realizado na sede da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), esta semana em São Paulo. Como parte da programação, também foi realizada a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT), entre a Embrapii e a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) para o repasse de R$ 75 milhões destinados aos Centros de Competência em Open RAN e em Terapias Avançadas.

O modelo vai atrair empresas e criar empregos qualificados, além de investimentos, agregando valor à região onde estiverem instalados. Além disso, vai deixar um amplo legado que inclui a formação de recursos humanos de alta qualidade voltados para a academia e para a indústria; cooperações internacionais contemplando, inclusive, o desenvolvimento de pesquisas conjuntas; estímulo ao desenvolvimento de projetos cooperados da indústria, envolvendo startups; criação de infraestrutura para pesquisa e desenvolvimento de soluções, nas áreas temáticas, de destaque mundial.

Além dos já citados Centros de Competência Embrapii em Open RAN, Terapias Avançadas e Agricultura Digital, já foram anunciados os de Tecnologia Quântica, Tecnologia e Infraestrutura de Conectividade 5G e 6G, Tecnologias Imersivas Aplicadas a Mundos Virtuais, Smart Gride e Mobilidade Elétrica e Plataformas de Hardware e Conectadas.  Para este ano de 2024, ainda está prevista a seleção do Centro de Competência Embrapii em Segurança Cibernética, completando a lista de nove centros no total.

Publicado sexta-feira, 23 de Fevereiro de 2024 - 15h15