Você está aqui

RS está no mapa mundial da energia eólica

Fepam concede licença prévia para ampliação do Parque Eólico de Osório

O Parque Eólico de Osório, segundo maior do mundo, recebeu licença prévia da Fepam para a instalação de mais 75 aerogeradores, o que pode duplicar a capacidade de produção de energia da empresa Ventos do Sul. Atualmente, o parque fornece o suficiente para abastecer o consumo residencial de 700 mil pessoas, fazendo com que o Rio Grande do Sul responda por 63% da energia eólica no Brasil. "Foram investidos no projeto R$ 665 milhões, dos quais R$ 465 milhões financiados pelo BNDES", disse a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, presente ao evento, que marcou o primeiro ano de operações do empreendimento, nesta sexta-feira.

"O Rio Grande do Sul está hoje no mapa mundial da energia eólica", disse o presidente da FIERGS, Paulo Tigre, durante a cerimônia. O industrial salienta que o Estado ocupa posição de destaque na geração de energias limpas e alternativas, com a produção eólica, de etanol e biodiesel. "Temos o segundo maior parque eólico do mundo e potencial energético para irmos mais longe. A costa e a fronteira gaúcha, por exemplo, têm as características necessárias para receber um empreendimentos deste tipo".

O parque eólico de Osório é o maior projeto de energia gerada pelos ventos da América Latina. É peça de amostra do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas (Proinfa), que tem a garantia de compra de energia pela Eletrobrás. As 75 torres no Litoral Norte têm capacidade instalada de 150 MW de potência.

Publicado sexta-feira, 30 de Novembro de 2007 - 0h00