A missão prospectiva da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) à Alemanha e Países Baixos teve os últimos compromissos da agenda nessa sexta-feira, com uma visita de empresários e representantes do governo do Rio Grande do Sul ao Porto de Rotterdam, na Holanda. O presidente da FIERGS e do Conselho Deliberativo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS), Gilberto Porcello Petry, se reuniu com administradores do terminal e investidores locais. Petry esteve acompanhado do chefe da Casa Civil do governo do RS, Artur Lemos.

O presidente da FIERGS vê um “apetite holandês” pela produção de hidrogênio verde e o Rio Grande do Sul poderia ser parceiro para isso. No entanto, Gilberto Porcello Petry destaca o fato de serem projetos de alto custo e longo prazo. Além disso, reforça, os holandeses precisam dizer o que realmente necessitam que o Estado faça para se interessarem em investir, senão fica apenas nas intenções e “memorandos de entendimento”.

A FIERGS pode colaborar por meio de sua equipe técnica elaborando estudos, pré-projetos e colhendo dados, afirma Petry, para apresentar aos investidores da Holanda, mostrando o melhor que o RS tem a oferecer. Se os planos holandeses forem efetivamente partir para projetos de hidrogênio verde – combustível obtido a partir de fontes renováveis, mas que demanda bastante energia – em solo gaúcho, Petry diz que isso poderia ser uma bandeira apoiada pela entidade.

Ainda dentro da programação desta sexta-feira, a comitiva gaúcha visitou o Centro e Informações do Futureland, onde vivenciou o desenvolvimento da mais nova área portuária de Rotterdam, a Maasvlakte 2, conhecendo os terminais de contêineres mais modernos e os maiores navios de mar do mundo. Os participantes foram apresentados aos recentes projetos offshore e portuários, além de formas promissoras de desenvolvimento de novas energias.

EMBAIXADOR
Na noite de quinta-feira, o grupo foi recepcionado pelo embaixador do Brasil na Holanda, Paulo Roberto Caminha de Castilhos França. O tema do encontro foram os diálogos abertos na missão para intensificar as parcerias entre o Estado e o país europeu.

A FIERGS, por meio do Centro Internacional de Negócios, promoveu essa missão prospectiva com mais de 90 integrantes de todo o Brasil que participaram da Feira de Hannover, encerrada na quinta-feira, e dos encontros nos Países Baixos. A missão contou com a parceria do governo do Estado, Confederação Nacional da Indústria (CNI), Sebrae-RS, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (Apex-Brasil) e o Escritório da Holanda no Rio Grande do Sul.

Publicado sexta-feira, 3 de Junho de 2022 - 14h14