Você está aqui

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) inaugura no próximo dia 17 de abril, às 10h, o Instituto Senai de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica, com sede em São Leopoldo (Av Getúlio Vargas, 3239). A cerimônia terá a presença dos presidentes da Confederação Nacional da Indústria, Robson de Andrade, e da FIERGS, Heitor José Müller.  A unidade integra uma rede de 25 institutos de inovação que atuam em prol das empresas por meio de pesquisa aplicada em desenvolvimento de produtos e de processos, e antecipação de tendências.


Idealizado para contribuir para o aumento da competitividade da indústria, o Instituto Senai de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica utiliza preceitos da indústria 4.0. “O instituto possui recursos tecnológicos de vanguarda para desenvolver soluções orientadas a processos de fabricação, como os de usinagem, mas também para analisar os seus fatores de influência em todas as etapas de manufatura de um produto, por meio de digitalização e simulação”, destaca o gerente operacional do instituto, Victor Gomes. “Em nossos laboratórios podemos realizar o projeto detalhado de fábricas virtuais, além de analisar as interações homem-máquina”, ressalta.

O instituto oferece à indústria soluções tecnológicas em serviços, consultorias e projetos de inovação em processos de fabricação - tais como usinagem, soldagem e manufatura aditiva - em controle e integração de sistemas de manufatura, em simulação de processos e em projetos estruturais de componentes, para o atendimento às demandas industriais de setores automotivo, aeronáutico, petroquímico, odontomédico hospitalar, gás e petróleo, entre outros. Para isso, conta com os seguintes laboratórios: 

  • Laboratório de Manufatura Avançada (Soluções integradas por Manufatura Digital) – trabalha com Projeto de Fábricas Inteligentes  (Indústria 4.0), Automação, Controle e Integração de Sistemas Industriais, Tecnologias Aplicadas à Agricultura de Precisão
  • Laboratório de Tecnologias de Interação (Métodos e ferramentas para interação pessoas-componentes) – oferece serviços de simulação cinemática para análise ergonômica e de movimento, análise funcional de produtos médicos e esportivos (Prótese e órtese), robótica colaborativa (interação homem-máquina), mockups digitais para a validação de produtos por meio de Realidade Aumentada.
  • Laboratório de Fabricação (Tecnologias de Usinagem e de Manufatura Aditiva) – atua com o desenvolvimento de máquinas e equipamentos, processos de usinagem, manufatura aditiva, metálica e polimérica, escaneamento e prototipagem rápida de produtos e análises CAD/CAM/CAE de ferramentas e de equipamentos. 
  • Laboratório de Metrologia (Tecnologias de Medição por Coordenadas em Grandes Volumes) - conta com metrologia 3D (Análise Dimensional de Grandes Peças e Equipamentos), análise dimensional e modelagem computacional de peças componentes e máquinas, integração de sistemas de medição ao processo produtivo, digitalização de sistemas de produção (Análise de Nuvens de Pontos), ensaios mecânicos e calibração.
  • Laboratório Aberto (Transformando Ideias em Negócios) – orientado para starups, empreendedores, hobbistas e inventores, faz o acompanhamento por especialistas nas etapas de ideação, experimentação e validação de produtos e processos inovadores, dando acesso a equipamentos, espaços e apoio de equipe técnica, além de workshops para fomento e networking.
     
Publicado Terça-feira, 11 de Abril de 2017 - 15h15