O Senai-RS vai oferecer gratuitamente cursos profissionalizantes na área da Construção Civil através do programa RS Qualificação, numa parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a Prefeitura Municipal de Porto Alegre. O programa direciona recursos estaduais para prefeituras a fim de ampliar os indicadores socioeconômicos e de empregabilidade, por meio da qualificação profissional, suprindo as necessidades do mercado de trabalho. “A parceria contribui com o legado do Senai-RS promovendo a capacitação de profissionais para o mercado de trabalho, auxiliando tanto a comunidade como a indústria, que terá pessoas mais capacitadas", afirma o diretor regional do Senai-RS, Carlos Trein.
A cerimônia que oficializou o convênio da entidade com o Poder Público, contou com a presença do diretor regional do Senai-RS, Carlos Trein, do secretário de Trabalho e Desenvolvimento Profissional do Estado do Rio Grande do Sul, Gilmar Sossella, do secretário Extraordinário do Trabalho e Qualificação Profissional de Porto Alegre, Tiago Simon e do vice-presidente do Sinduscon-RS, Rafael Lonzetti, além de outros representantes das instituições.
Ao todo, serão 328 vagas contempladas para a qualificação no Centro de Formação Profissional Senai da Construção Civil, em Porto Alegre, distribuídas em 19 turmas nos cursos de instalações elétricas, pintor de obras, construção em alvenaria, assentamento em revestimento cerâmico, montador de sistemas de construção em gesso cartonado e pedreiro de alvenaria.
Os candidatos devem ter mais de 18 anos, com residência comprovada em Porto Alegre em situação de desemprego ou subocupadas. As inscrições para os cursos de qualificação profissional podem ser realizadas neste link até 15 de maio, às 18h. A lista dos selecionados será divulgada no site da Prefeitura de Porto Alegre, por ordem de classificação, no dia 21 de maio