Você está aqui

Senai promove Olimpíada do Conhecimento

Evento vai reunir 178 alunos das unidades de todo o Estado

Uma disputa de profissões entre estudantes gaúchos começa nesta quinta-feira, dia 8 de novembro, a partir das 19h, no Centro de Exposições da FIERGS (Cexpo), em Porto Alegre. Promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS), a etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento terá 178 alunos, de 54 unidades da instituição, que serão testados em 33 ocupações até o dia 14. Os vencedores participam da edição nacional, que ocorre em julho de 2008, também na FIERGS.

O objetivo é difundir as modernas tecnologias aos participantes, além de prepará-los para enfrentar as mais diferentes situações no desempenho de uma atividade profissional. Ela acontece em diversas etapas: dentro da escola, na região, no Estado e no Brasil. Os melhores do país participam do Torneio Internacional de Formação Profissional (Worldskills).

Os alunos recebem a tarefa de uma ocupação e tem que fazê-la num período de tempo. As disputas na sede da FIERGS serão nas seguintes profissões: Aplicação de Revestimentos Cerâmicos, Confecção de Calçados, Confecção de Roupas, Construção em Alvenaria, Desenho Mecânico em CAD, Design Gráfico, Eletrônica, Eletrônica Telecomunicações, Ferramentaria, Fresagem a CNC, Impressão Offset, Instalações Elétricas Industriais, Instalações Elétricas Prediais, Instalações Hidráulicas Prediais, Joalheria, Manufatura Integrada, Marcenaria, Mecânica de Automóveis, Mecânica de Manutenção, Mecânica de Usinagem, Mecânica Diesel, Mecatrônica, Polimecânica, Robótica Industrial e Tornearia a CNC. Também concorrem Design de Moda (no Senai de Moda e Design), Instalação e Manutenção de Redes PC (EEP Senai Vergílio Lunardi), Instrumentação Industrial (Cetemp), Mecânica de Precisão (Cetemp), Metrologia Dimensional (Cetemp), Segurança do Trabalho (Cetemp), Soldagem (CEP Senai Cypriano Micheletto) e Tecnologia da Informação (CEP Senai AJ Renner).

A Olimpíada do Conhecimento 2007 − Etapa Estadual − estará com visitação aberta ao público no período de 9 a 12 de novembro, das 9h às 17h. O visitante poderá também ter contato com projetos e produtos que foram concebidos e desenvolvidos por alunos e docentes das Unidades Operacionais do Senai-RS através da Mostra de Projetos e Produtos, que ocorrerá no mesmo período e local.

Torneio Internacional

Cinco alunos do Senai-RS, vencedores da Olimpíada do Conhecimento 2006, em Recife, viajaram nesta quarta-feira (7) para Shizouka (Japão), onde participam de 14 a 21 de novembro da competição internacional, promovida pelo International Vocation Training Organization (IVTO). Lucas Gonçalves (Mecânica de Refrigeração), Régis Keller da Silva (Construção em Alvenaria), Adriano Cenci (Joalheria), Felipe Trindade e Everton Toigo (Mecatrônica) competirão com alunos de mais de 40 países, sendo que o Senai representa o Brasil, único país da América Latina participante.

PROGRAMAÇÃO - Novembro

DIA 8 − Abertura oficial do evento no Centro de Exposições da FIERGS, às 19h.

DIAS 9, 10, 11 e 12 − Início das disputas às 9h e término às 17h.

Aberto à visitação pública.

DIA 13 − Avaliação das provas

DIA 14 − Cerimônia de encerramento e premiação dos vencedores, às 10h30min

Publicado quinta-feira, 8 de Novembro de 2007 - 0h00