Você está aqui

Senai-RS é ouro em mecatrônica

Próxima etapa da Olimpíada do Conhecimento será em Porto Alegre, de 24 a 28 de julho

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul (Senai-RS) saiu da primeira fase da Olimpíada do Conhecimento, encerrada neste final de semana em Blumenau (SC), com um ouro em Mecatrônica. Fernando Deon Raug e Marcelo Luis Pretto Dagostini, do Centro Tecnológico de Mecatrônica, de Caxias do Sul, ficaram na frente de São Paulo e Santa Catarina. A próxima fase da competição, que acontece de 24 a 28 de julho, será no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre.

Para participar da competição, os estudantes precisam dominar as habilidades técnicas da profissão, conhecer as novas tecnologias e ter as qualidades pessoais exigidas pelo mercado de trabalho. Nas provas, os alunos são desafiados a interpretar e resolver situações semelhantes às que enfrentariam no ambiente real de trabalho. Os competidores da fase nacional foram selecionados em torneios estaduais. O processo de seleção envolveu cerca de 4 mil alunos do Senai.

Criada em 2001, como sucessora do Torneio Nacional de Formação Profissional, a Olimpíada avalia o ensino técnico do Senai. Além disso, se transformou em uma vitrine da qualidade da educação profissional patrocinada pela indústria brasileira. É também uma exposição das novas tendências nos processos industriais e dos perfis profissionais exigidos pelo mercado de trabalho.

Na Olimpíada do Conhecimento realizada em Blumenau, de 11 a 14 de junho, os alunos do Senai de São Paulo foram os campeões das provas, com nove medalhas de ouro. Também ficaram com ouro o Distrito Federal, o Espírito Santo, o Rio Grande do Sul, o Paraná e Santa Catarina.

Inova 2008

O Rio Grande do Sul venceu na categoria aluno Produto Inovador no Inova 2008, mostra realizada paralelamente à Olimpíada do Conhecimento em Blumenau, com o projeto Display Holográfico, de Andrigo Machado Costa.

A proposta é promover um efeito de holografia (caracteres ou imagens projetadas no ar), e busca atender ao mercado publicitário como mecanismo de divulgação, permitindo ao público visualizá-lo sob um campo de ação de 360° simultaneamente. O projeto tem como base uma régua de Led´s alinhados verticalmente, postos em movimento circular e horizontal, piscando de forma intermitente e ordenada, criando uma imagem projetada no ar.

Os demais vencedores foram Categoria Processo Inovador: Técnicas de realidade virtual − uma contribuição do livro virtual (GO) em 1º lugar; Design contra o crime (PR) em 2º; e a Fresadora CNC de placas eletrônicas (SC). Na categoria Aluno Produto Inovador: Display holográfico (RS) em 1º; Lixeira didática e ecológica (SP) em 2º, e Freio dinamométrico para medição de torque (SC), em 3º; Na categoria Docente Produto Inovador: Teclado de computador para portadores de necessidades especiais (MG) em 1º, Sorvete de rapadura (AL), em 2º, e Morsa hidro-pneumática com comando remoto (SC) em 3º. No Voto popular o vencedor foi o sistema de sinalização para pessoas com deficiência (PR).

Os projetos vencedores serão expostos nas próximas sedes da competição, em Porto Alegre, de 23 a 28 de julho, e Curitiba, de 11 a 16 de agosto.

Publicado segunda-feira, 16 de Junho de 2008 - 0h00